Especialista acredita no poder de viver uma vida mais leve, livre e bonita através do compromisso da organização. E explica como.
Comentários: 0
organizar a casa
Créditos: Rafaela Garcez

A casa é o epicentro das nossas vidas e um reflexo de nós mesmos – é nela que investimos muito daquilo que somos ou queremos ser. Comprar uma casa, arrendar uma casa ou herdar uma casa marcam a história pessoal de cada um, que depois se vai construindo com o que fazemos com cada espaço e objeto, porque afinal, as casas contam o que somos. E se deixamos a nossa marca numa casa, dando-lhe alma, também as casas se refletem em nós, influenciando no bem-estar físico e mental, fazendo-nos sentir mais ou menos felizes, mais ou menos saudáveis. E é por isso que a organização emocional dos espaços é tão valorizada e cada vez mais importante. Para a consultora de organização, Rafaela Garcez, “questionarmos o nosso essencial em casa e cuidarmos do nosso lar é um exercício poderoso para levarmos para as restantes áreas da nossa vida”.

Designer de formação e uma das primeiras consultoras KonMari em Portugal, Rafaela Garcez acredita no poder de viver uma vida mais leve, livre e bonita através da organização. Algo que tem e deve ser feito de dentro para fora, até porque “as casas não são felizes, nós é que somos”, diz. Para esta especialista, “organizar a casa é organizar o que habita em nós”, e esse é um dos objetivos do seu projeto, nascido em 2017: transformar a vida das pessoas.

Uma casa arrumada e organizada contribui para o nosso bem-estar físico e mental – e é isso mesmo que nos diz a “psicologia por detrás da limpeza”. Viver numa casa em que tudo está em ordem pode contribuir para o controlo e redução da ansiedade, para a melhoria do foco e desempenho, e aumento da felicidade. Para isso, explica a especialista, é preciso libertar tudo o que já serviu o propósito na nossa casa e na nossa vida, escolhendo viver com o que nos é essencial e nos faz feliz.

Nesta entrevista escrita para o idealista/news, Rafaela Garcez partilha algumas dicas sobre o essencial para quem quer seguir uma rotina de organização, alguns dos principais erros que identifica habitualmente, mas também que primeiros passos é preciso dar para cuidar da casa. Desvendamos desde já um pilar fundamental: o compromisso.

consultora de organização
Créditos: Rafaela Garcez

Como e quando nasceu este seu projeto?

Nasceu em 2017 com uma enorme vontade de transformar a paixão por organização em profissão. Sou designer de formação e sempre trabalhei em empresas nesta área. Em setembro desse ano, despedi-me e iniciei o meu próprio negócio enquanto consultora de organização, depois de uma grande reflexão sobre o que queria fazer da minha vida.

O que faz uma especialista em organização emocional?

Sou uma consultora de organização, que aplica o método de organização de dentro para fora, questionando o que nos é verdadeiramente essencial na casa e na vida, com foco no que cada objeto que guardamos nos faz sentir.

Cada objeto que temos em casa representa uma decisão, uma experiência, uma expectativa

Para a Rafaela, “organizar a casa é organizar o que habita em nós”. Em que medida?

Cada objeto que temos em casa representa uma decisão, uma experiência, uma expectativa ou uma fase da nossa vida. Organizar esses objetos é um convite para o questionamento do espaço emocional que cada um deles ocupa em nós.

Como é que se pode viver uma “vida mais leve, livre e bonita” através da organização?

Libertando tudo o que já serviu o propósito na nossa casa e na nossa vida, escolhendo viver com o que nos é essencial e nos faz feliz.

É uma das primeiras portuguesas certificadas no método KonMari, desenvolvido pela japonesa Marie Kondo. O seu trabalho é orientado por este método? Ou outros?

Fiz formação com a Marie Kondo em 2019 e trabalhei com o método da guru japonesa da organização durante alguns anos. Hoje aplico o meu próprio método com base em todas as aprendizagens que tive com os meus clientes. Este método é apresentado no meu livro “Arrume a casa, organize as emoções”.

organização
Créditos: Rafaela Garcez

Que serviços oferece atualmente?

Sessão de organização com o meu acompanhamento presencial, curso online para aprender a organizar a casa e a mentoria profissional para quem quer ser consultora de organização.

Quantas vidas/casas já transformou até ao momento?

Desde 2017 que utilizo a organização como ferramenta de transformação pessoal. O meu trabalho não se caracteriza pela quantidade de casas que já organizei, mas sim, por todas as vidas que já impactei através das sessões, cursos, livro, redes sociais e partilhas feitas. Quantas vidas? Não sei o número. Algumas, espero!

Há alguma história particular (ou peculiar) que gostasse de destacar?

O meu livro está cheio delas, mas uma das minhas preferidas foi receber um áudio da cliente depois da sessão a dizer que os filhos estavam a chorar de emoção por verem a casa e os brinquedos organizados.

Desde 2017 que utilizo a organização como ferramenta de transformação pessoal

O que é que as pessoas mais procuram atualmente?

A maioria dos clientes que chegam até mim, está à procura de uma mudança de vida, de dentro para fora, usando a organização como primeiro passo para essa transformação interior.

Como é que arrumar a casa pode ajudar a organizar as emoções?

Questionarmos o nosso essencial em casa e cuidarmos do nosso lar é um exercício poderoso para levarmos para as restantes áreas da nossa vida.

Quais são os principais problemas/erros com que se depara?

Falta de foco e compromisso. Achar que se organiza a casa inteira num dia. Comprar organizadores e caixas sem “destralhar” primeiro. Não ter rotinas de manutenção para a organização feita.

arrumação
Créditos: Rafaela Garcez

O primeiro passo é “destralhar”?

Não, agrupar todos os objetos da mesma categoria. O segundo é destralhar/ selecionar e o último é identificar um local para cada peça/objeto.

Por que é que é tão difícil encontrar “o essencial dentro de nós”?

Porque nem todos estamos preparados para encontrá-lo. Descobrir o nosso essencial significa deixar ir muitas outras coisas que podemos não estar preparados para fazê-lo. Pode ser doloroso, como qualquer mudança na vida.

Alguma dica/dicas para quem quer começar uma rotina de organização?

Definir quanto tempo tem disponível para cuidar da sua casa. Diariamente, semanalmente e/ou mensalmente. Manter o compromisso.

Descobrir o nosso essencial significa deixar ir muitas outras coisas que podemos não estar preparados para fazê-lo

Vivemos na era da tecnologia... Há alguma app que aconselhe para ser mais organizado e produtivo?

Primeiro, descomplicar. Segundo, simplificar. Terceiro, escolher qualquer app que funcione para si. Somos todos diferentes. Agenda, lembretes e uma rotina de “destralhe digital” é o suficiente. Para quem precisa de organizar informação, uso e recomendo o Notion.

Como é que podemos integrar as crianças, por exemplo, nas tarefas de casa?

Começar por ser um exemplo. Tornar as tarefas divertidas e não abordar como algo chato ou desagradável pode ajudar. As crianças surpreendem-me sempre!

Por que é que a organização é tão importante para vivermos em casas mais felizes?

As casas não são felizes, nós é que somos. As casas organizadas permitem-nos ter rotinas mais produtivas e funcionais, permitem-nos estar em paz, harmonia, ganhar tempo, espaço, dinheiro e disponibilidade para o mais importante: viver o presente.

Quais são os grandes benefícios?

Além do mencionado na resposta anterior, uma vida rodeada de objetos que representam a nossa melhor versão.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta