Quando se fala em tarefas domésticas, por norma, instala-se o caos. Explicamos-te como evitar conflitos e manter a casa em ordem.
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Dividir tarefas domésticas
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Quem diz que gosta de fazer tarefas domésticas ainda não deve ter sentido o cheiro de lixívia nas mãos após lavar a casa de banho, ter esperado que o chão seque para finalmente poder circular pela casa ou passar a ferro no verão. Ninguém gosta, mas se todos em casa ajudarem fica mais fácil.

Dentro das tarefas domésticas necessárias, há certamente algumas que uns se importarão menos de fazer do que outros. Isto leva-nos ao primeiro ponto: como dividir as tarefa para evitar conflitos em casa. Explicaremos de seguida.

Vantagens de organizar as tarefas domésticas
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Antes disso, importa referir as vantagens de organizar as tarefas domésticas. Uma delas, relacionada com as crianças, é que acaba por ser uma forma de aplicar o cada vez mais célebre método Montessori. Esta pedagogia promove naturalmente o desenvolvimento físico, social e psicológico das crianças ao dar-lhes liberdade de escolha em ambientes cheios de estímulos. Numa casa não faltam e pode ser algo tão simples como arrumar os brinquedos do quarto.

Que outras funções podem ser feitas por crianças e adultos em casa? Deixamos algumas ideias.

Fazer uma lista das tarefas domésticas necessárias

Arrumar a louça ou apanhar as folhas do jardim são funções que podem ser distribuídas pelos mais novos. Para os mais velhos, coisas complexas como pôr a roupa a lavar ou limpar um grelhador serão o ideal. Antes de fazeres a devida distribuição, reúne todas as tarefas que são imprescindíveis em tua casa.

Podes anotar já estes dez exemplos:

1. Aspirar;
2. Cozinhar;
3. Limpar o pó;
4. Regar as plantas;
5. Lavar a casa de banho;
6. Levar o lixo e a reciclagem;
7. Alimentar e passear o cão;
8. Trocar os lençóis da cama;
9. Passar a ferro e arrumar a roupa;
10. Lavar a louça ou colocá-la na máquina de lavar.


Distribuir tarefas domésticas por cada membro da casa

Feita uma lista semelhante à anterior, o passo seguinte será perceber que tarefas são mais fáceis para cada um e a disponibilidade que têm para fazê-las. Por exemplo, alguém que está em teletrabalho pode ficar responsável por tirar a louça da máquina, algo fazível durante uma hora de almoço.

Lavar a louça
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Já quem passa o dia fora e chega a casa de rastos pode ficar com os cuidados dos animais - o que acaba por ser uma distração e uma forma de criar ligações no tempo passado em casa.

Estas funções podem ser organizadas num plano diário, semanal ou mensal, consoante o que fizer mais sentido em cada caso. Como fazer? Eis um exemplo breve:

- Plano dário: dia da semana, tarefas, nome de quem deve fazer e espaço para marcar
conclusão;
- Plano semanal: período semanal em que a tarefa deve ser feita (de sexta-feira a
domingo, por exemplo), tarefas, nome do responsável, espaço para marcar conclusão;
- Plano mensal: mês, tarefas, nome e frequência de quem deve fazer, espaço para
marcar conclusão;

Fazer esta distribuição de acordo com quem gosta mais de desempenhar determinadas tarefasé meio caminho para evitar conflitos. Mas há mais uma forma de o fazer.

Dividir tarefas em casa
Pixabay

Dar incentivos

Bingo! para ti, se já percebeste que distribuir as tarefas domésticas pode ser como um jogo divertido. É que existe mesmo um bingo das tarefas domésticas e funciona da seguinte forma:

1. Cria uma tabela com cada tarefa da semana;
2. Coloca o nome de cada membro da casa no número de adesivos iguais às tarefas
atribuídas;
3. Quando alguém termina uma tarefa deve colocar o nome por cima da mesma;
4. Quem ficar primeiro sem adesivos ganha um prémio (pode ser uma garrafa de vinho,
para os adultos, ou uma ida ao parque infantil, para as crianças).

Esta competição pode ser ainda mais saudável se algumas tarefas domésticas forem feitas em equipa, algo que só traz vantagens: ficam feitas mais rapidamente, fortalecem as relações familiares, as crianças desenvolvem habilidades e ganha-se tempo livre para lazer.
Deixamos um quadrado de exemplo, feito pelo influenciador de dicas úteis para a casa,
Almanaque SOS.

Plano de tarefas domésticas
Almanaque SOS

Como lidar com conflitos na divisão de tarefas domésticas

Mesmo com uma distribuição justa e prémios por cada tarefa concluída, podem surgir conflitos. Ora porque os mais novos ficaram perdidos nos jogos e esqueceram-se de pôr a mesa antes do jantar, ora porque o marido não levou o lixo e já está a transbordar.

Trabalho de equipa
Pixabay
O ideal será perceber primeiro o porquê de não ter sido feita a tarefa (o marido pode ter ficado a cuidar do jantar para não queimar) e depois arranjar uma alternativa.
Uma delas pode passar por trocar de tarefa. Por exemplo, se o filho não pôs a mesa e teve de ser a mãe a fazê-lo, no final da refeição é ele que trata da louça suja.

Ao contrário dos prémios, não faz sentido aplicar castigos quando podem ser evitados ao fazer ajustes ao plano inicial caso não esteja a resultar por uma questão de potencial para a devida tarefa ou tempo para a realizar.

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