
As energias em nossa casa podem ficar estagnadas e bloquear o fluir da nossa vida, influenciar o nosso humor e até a tua saúde ou relações interpessoais. E é aqui que entra o Feng Shui, a prática que ajuda a que as boas energias estejam constantemente ao teu redor quando estás em casa, no trabalho ou em certos espaços que habites.
O que é o Feng Shui?
O Feng Shui é uma prática milenar chinesa amada por uns, desconhecida por outros. Esta prática ancestral tem um objetivo muito simples: harmonizar o ambiente de um determinado espaço através do bom fluxo de energia – a energia “Qi”. Mesmo que não consigamos ver as energias que circulam em nossa casa, elas andam por lá e podem afetar-nos e afetar (de forma benéfica ou não benéfica) o nosso ambiente em casa.
O termo chinês Feng significa “vento” e Shui significa “água”, sendo estes termos uma representação das forças que moldam tudo o que nos rodeia. Quem pratica Feng Shui partilha da crença que a disposição, quantidade e orientação de objetos e estruturas num determinado espaço podem interferir e influenciar a qualidade da energia, tanto dentro como fora de nós.
O Feng Shui procura criar soluções para que vivamos num ambiente equilibrado, saudável, harmonioso e positivo, onde exista um fluxo de energia (as energias estagnadas fazem com que a vida na flua corretamente e que apareçam bloqueios em diversas áreas) e uma sensação de bem-estar.

Princípios do Feng Shui
Esta prática baseia-se em certos princípios e conceitos de modo a ser criado um ambiente harmonioso através da “manipulação” das energias em casa.
Energias Yin e Yang
Existem dois tipos de energia no universo de acordo com a medicina chinesa: a energia yin, e a energia yang. A primeira, a energia yin, tem as qualidades de ser feminina, fria, escura, lunar, passiva e suave. A energia yang é, por sua vez, considerada masculina, quente, brilhante, solar, ativa e dura. Ambas são importantes e complementares. Ambas devem ser desenvolvidas e equilibradas – e é o seu equilíbrio que irá também trazer equilíbrio e harmonia em casa.
Opta por cores claras e superfícies lisas, mobília e decoração minimalista e elementos mais vibrantes, ativos, masculinos, yang (cores mais fortes, superfícies com textura, áreas da casa mais ativas com decoração mais abundante). O equilíbrio é a chave!

A presença dos cinco elementos
O Feng Shui incorpora cinco elementos segundo a linhagem da medicina chinesa - Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Cada um destes elementos tem características específicas, atuam no universo individualmente e em conjunto. A presença dos cinco elementos em casa é essencial para haver um equilíbrio harmonioso no fluxo energético.
Baguá
O Baguá é o mapa usado quando se aplica Feng Shui. Este mapa divide um espaço em nove áreas distintas, fazendo uma correspondência de cada área a cada aspeto específico da vida (como o amor, carreira, saúde ou prosperidade). Esta “bússola” analisa a energia do espaço e determina quais são as áreas da casa que necessitam de ser transformadas ou melhoradas e qual é a sua correspondência com cada aspeto da vida.
Estuda o mapa e aplica-o em tua casa: divide o teu espaço em nove áreas correspondentes a diferentes aspetos da vida e determina quais são as áreas que se relacionam com cada aspeto, como a vida profissional, relações interpessoais, amor, etc.

Fluxo de energia
Sim, é o que temos vindo a falar até agora e é, na verdade, dos conceitos mais fundamentais do Feng Shui: os fluxos energéticos. O Feng Shui enfatiza a importância de um fluxo de energia que seja fluído, suave e desimpedido dentro de um determinado espaço. A energia deve fluir livremente, sem nunca estar estagnada, bloqueada ou a criar resistência de qualquer maneira.
Há sempre aquele canto onde nunca limpamos ou que acumula caixas perdidas, revistas velhas ou um par de sapatos do inverno passado. Faz uma ronda em casa e vê se encontras áreas que sintas que estão estagnadas, desorganizadas ou sujas. Nessas áreas podes colocar espelhos, cristais ou sinos de vento: as soluções para harmonizar e redirecionar a circulação da energia no ambiente da casa.
Posições dos móveis
As camas e secretárias são os móveis mais tidos em consideração quando se procede ao arranjo da posição do mobiliário no Feng Shui. Procura-se proporcionar uma visão clara da entrada da divisão da casa e sendo sempre apoiada por uma parede sólida atrás, que oferece uma sensação de controlo, segurança e estabiliade.
A posição dos móveis tem um papel importante da circulação da energia em casa: não devem obstruir o caminho e não devem ser em demasia. As peças maiores devem ser encostadas às paredes sólidas, como a cama, secretária ou outros móveis “chave”; isto trará um sentimento de segurança, apoio e estabilidade quando estiveres na divisão respetiva.

Limpeza e arrumação
O Feng Shui não gosta de pessoas desarrumadas e com falta hábitos de limpeza. A desarrumação é tida como um grande obstáculo ao bom fluxo de energia e ao alcance da harmonia em casa. Uma casa limpa, organizada e arrumada será uma casa onde as energias fluem e se tornam leves, positivas e harmoniosas.
Tem um espaço limpo e sem muita coisa acumulada. Organiza as divisões e livra-te de coisas que não necessitas. Faz uma revisão aos armários da roupa e recicla o que já não usas e mantém o teu espaço organizado para que a energia flua livremente.
Equilíbrio e harmonia
Todos os elementos em casa - desde as cores, texturas, móveis e o seu posicionamento, objetos - influenciam o ambiente, criando harmonia ou a falta dela. O Feng Shui procura criar um ambiente onde reina o equilíbrio, onde a harmonia se sente no momento em colocamos um pé dentro de casa. Equilíbrio e harmonia são conceitos chave nesta prática chinesa.
Natureza e elementos naturais
É essencial, no Feng Shui, uma clara ligação com a natureza. Em casa devem ser utilizados elementos naturais em abundância, tais como materiais orgânicos, plantas, luz natural e elementos aquáticos. Estes elementos aumentam o fluxo de energia positiva, criam uma sensação de vitalidade e vivacidade.
Uma boa iluminação é essencial no Feng Shui. Quando é referido iluminação, estamos a falar da luz natural. A luz natural nutre o nosso ser, dá-nos energia, estados de felicidade e bom humor. O ideal é maximizar a luz natural sempre que possível e escolher a utilização da iluminação artificial de forma estratégica para criar um equilíbrio entre luzes e sombras.
A ligação com a natureza deve ser refletida em tua casa. Adota plantas, cria um jardim interior, introduz elementos de materiais orgânicos ou mesmo elementos aquáticos (uma pequenina fonte, por exemplo) – a água é um símbolo de regeneração e equilíbrio e fará com que as energias circulem harmoniosamente.

Energia pessoal
Não importa só a energia que corre pelas divisões, que vem dos elementos naturais que tens em casa ou que provém dos cinco elementos. O Feng Shui também tem em consideração a energia de cada um de nós, a energia que nasce connosco e nos caracteriza. A nossa energia é individual, única, com elementos específicos e com necessidades próprias. O Feng Shui não só harmoniza as energias em casa, mas adapta e harmoniza também as tuas energias em conjunto com as do espaço onde vives.
As cores
Cada cor carrega uma energia específica. As cores são um aspeto importante na criação de um ambiente harmonioso e equilibrado visto que podem realçar ou promover certas qualidades em diferentes áreas da casa. O Feng Shui reconhece algumas cores e atribui-lhes certos significados e correlações:
- Vermelho: cor intensa e vibrante, é associada à paixão, ao desejo, à energia e vitalidade. No Feng Shui o vermelho é escolhido quando se pretende estimular a energia da riqueza e abundância. É, no entanto, importante ter em atenção que o uso da cor vermelha em excesso pode despertar energias agressivas ou demasiado intensas. Usa o vermelho com moderação para levares uma vida harmoniosa e calma.
- Amarelo: representa o calor, a felicidade (todos estamos mais felizes quando o sol espreita) e o otimismo. Na tradição chinesa o amarelo está associado ao elemento terra e ao sentimento de nutrição e estabilidade.
- Azul: ligado ao elemento água, o azul é uma cor que relaxa, que acalma, que liberta o stress. É predominante usada nos quartos ou em espaços da casa onde se pratica meditação. A presença desta cor vai ajudar-te a relaxares profundamente, a repousares e a teres serenidade.

- Verde: associado à saúde e a novos começos, à energia do início, à renovação. O verde simboliza o crescimento e abundância e está associado ao elemento madeira. É frequentemente utilizado em áreas onde se deseja ter crescimento, criatividade ou riqueza.
- Roxo: é das cores mais espirituais, ligada à sabedoria, à intuição superior, à consciência absoluta e ao crescimento espiritual. O roxo para além de estar ligado à espiritualidade, também atrai a sensação de luxo e as energias da prosperidade. É uma poderosa cor, que traz muita transformação refinamento.
- Rosa: O cor-de-rosa está ligado às energias do amor, do carinho e do bem-estar emocional. E qual a melhor divisão senão o quarto? O lugar onde queremos que o amor e o romance expandam e onde nos queremos sentir bem. O cor-de-rosa traz suavidade, harmonia e uma atmosfera requintada.
- Branco: a cor mais pura de todas. De acordo com o Feng Shui, o branco simboliza a pureza, a clareza e a frescura. Associada ao elemento metal, o branco é escolhido para ser usado em divisões onde se procura eficiência, concentração, organização e clareza mental. É a cor que nos aclara a mente e nos desperta para tudo o que é superior e elevado.
- Preto: uma cor que, segundo o Feng Shui, representa força, mistério, poder e proteção. É frequentemente utilizada para criar uma sensação de profundidade, introspeção e sofisticação. Tal como o vermelho, deve ser usado com consciência e moderação, visto que pode atrair energias mais presadas e induzir estados de tristeza, opressão ou negatividade.
Escolhe as cores com que mais te identificas mas considera de antemão as energias específicas que queres cultivar em cada área da tua casa de acordo com as tuas intenções desejadas.

Benefícios do Feng Shui
O objetivo do Feng Shui – melhorar, otimizar, trazer fluidez e harmonia energética dentro de um espaço. Quando tal acontece e a energia flui de forma suave e harmoniosa, ocorrerá um impacto benéfico no bem-estar geral, na boa disposição e na vitalidade dos ocupantes.
A saúde e bem-estar são aprimoradas
Se vivemos num ambiente equilibrado e harmonioso, a nossa saúde segue esse caminho. O espaço onde vivemos serve como uma espécie de apoio para uma melhor saúde física e mental visto que os espaços são transformados para trazer um maior relaxamento, menores níveis de stress e um aumento da capacidade de regeneração.
Maior clareza e concentração
Um espaço bem organizado onde a energia flui contribui para uma mente calma, clara e com facilidade para uma melhor concentração. Concentramo-nos mais, a nossa criatividade aumenta, prosperamos na carreira devido ao aumento da produtividade. Um dominó de efeitos positivos.

Equilíbrio emocional e menos ansiedade
O Feng Shui incentiva a utilização de cores, elementos naturais e disposições específicas para criar uma atmosfera equilibrada e harmoniosa. Este ambiente equilibrado pode potencialmente promover o bem-estar emocional, reduzir a ansiedade e criar uma sensação de paz e harmonia.
Intuição reforçada e conexão espiritual
O Feng Shui reconhece a importância de uma ligação à natureza e ao aspeto espiritual de um espaço. Ao incorporar elementos naturais e criar um ambiente pacífico, o Feng Shui pode promover uma sensação de ligação à terra, intuição e conexão espiritual.

As pessoas tendem a menosprezar a sua intuição durante grande parte da sua vida, o conhecido “gut feeling” que nunca nos mente. Deixa-te guiar pela tua intuição, confia nela quando ela te murmura as decisões a tomar sobre o teu espaço. A prática de Feng Shui estabelece as linhas guia e aconselha-te para que alcances equilíbrio e harmonia, mas é essencial criares a tua casa de forma a que te reflita e a que te nutra realmente, a todos os níveis.
A prática atenta e consciente de Feng Shui com profissionais é um processo de exploração e ajuste para as necessidades pessoais de cada um, é uma prática individual que se baseia em ti, na tua casa, na tua energia e na tua intuição. É uma prática pessoal, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar com outra. A chave é confiares no processo e encontrares o teu equilíbrio e harmonia em casa, e fora dela.
Para poder comentar deves entrar na tua conta