
Abril deriva do latim aperire e refere-se ao "desabrochar das flores durante a primavera". Abril é o mês que floresce no hemisfério norte, com o início da primavera, e faz também homenagem a Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza. Abril é um mês florido e com muitos dias para celebrar.
1 de abril – Dia das Mentiras
Poderíamos dizer que não começamos o mês da melhor forma, porque ninguém gosta de mentiras. Mas a verdade é que neste dia ninguém leva a mal uma partida ou uma mentira inofensiva. O dia das mentiras não tem uma origem confirmada mas conta a história que começou com uma alteração do dia de celebração do ano novo, proposta do rei francês Carlos IX, que calhava a 25 de março e no ano 1564 passou a ser no dia 1 de abril.
Como até então se trocavam presentes e se celebrava o novo ano de 25 de março até 1 de abril, na altura da mudança das celebrações a população francesa aproveitou e começou a fazer partidas sobre ser uma mentira, e o facto de o ano ainda se celebrar na data antiga. Com o decorrer dos tempos o dia das partidas e mentiras foi-se expandido por vários países e nos dias que correm é conhecido em grande parte do mundo.

2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil
De pequenino é que se torce o pepino e a leitura deve ser um dos hábitos criados desde que se aprende a ler e a escrever. Comemorado desde 1967, o dia internacional do livro infantil comemora-se devido à data de nascimento de Hans Christian Andersen, que (ainda) coloca muitas crianças a sorrir com os seus livros infantis.
O intuito desta efeméride é incentivas a leituras dos mais pequenos, colocar ênfase na importância da leitura – de livros infantis – no processo de desenvolvimento cognitivo e de educação, para os mais novos sejam literados e com gosto pela parte intelectual da vida.

4 de abril – Dia Mundial do Rato
Os ratos também são animais de estimação. É é exatamente por causa disso que o 4 de abril foi criado: para que todo o mundo veja os ratinhos como animais que se pode ter em casa. E que dão uma bela, pequenina, companhia.
Este dia foi criado para prevenir as desinfestações em massa que matam dezenas de ratos, para fazer estes animais mais felizes quando vivem com humanos e para que os criadores de ratos se possam unir e celebrar o vínculo que partilham com os seus ratos de estimação e com outros amantes desta espécie. Os ratos são animais leais, amáveis, inteligentes e amáveis e este dia serve também para mostrar ao mundo as suas qualidades.

5 de abril – Dia Internacional da Consciência
O dia internacional da consciência foi implantado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 25 de junho de 2019, e o seu objetivo é sublinhar os valores de paz, justiça, tolerância e liberdade para se viver numa sociedade mais pacífica, harmoniosa e tolerante. Para que os cidadãos do mundo tenham consciência dos valores essenciais e humanos para se viver numa cultura de paz universal.
Este dia pede atenção e consciência sobre as nossas ações como cidadãos do mundo, como partes ativas na sociedade e como contribuintes para um mundo que pode ser muito mais pacífico, mais respeitador, mais transigente e mais inclusivo.
6 de abril – Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz e Dia Mundial da Atividade Física
Todos sabemos os inúmeros benefícios da atividade física regular: reduz o stress, liberta endorfinas, melhora os sintomas de ansiedade e de depressão, previne doenças crónicas, melhora a força e equilíbrio, aumenta a flexibilidade, diminui a pressão alta...a lista continua por aí fora. Mas ainda assim, nem todos fazemos exercício físico nem damos a necessária importância a esta atividade.
É por isso que nasceram as duas comemorações do dia 6 de abril. Para uma maior consciencialização da importância da atividade física, para relembrar que cada passo conta, seja em casa, seja no ginásio, seja na praia ou nas ruas da cidade.

7 de abril – Dia Mundial da Saúde
Sem saúde não há vida. A saúde é o mais importante que temos: é o que nos permite viver. O dia mundial da saúde é um dia que felizmente é celebrado desde 1950 – data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste dia o foco é a saúde, os estilos de vida saudáveis e a importância de ter cuidados de saúde em qualquer situação da vida.
A saúde dos habitantes deste planeta é uma preocupação mundial que está na ordem do dia mesmo com os desenvolvimentos tecnológicos e com o avançar dos tempos. A saúde, como se costuma dizer, vem em primeiro lugar (e merece ser tida em conta não apenas neste dia).

10 de abril – Dia Mundial da Homeopatia
A homeopatia é uma prática terapêutica que estimula a cura de uma pessoa de dentro para fora, isto é, procura restabelecer o equilíbrio que foi perdido devido a uma certa doença através da estimulação da reação orgânica, que se adquire ao receber pequenas doses do que provocou os sintomas. Este método, considerado alternativo ou complementar, segue o princípio de “semelhante cura semelhante”, baseado na Lei dos Semelhantes, citado por Hipócrates no ano 450 a.C..
A celebração do dia desta terapia nasceu de acordo com a data de nascimento do médico que revolucionou os métodos terapêuticos com a criação da homeopatia: Christian Hahnemann, nascido a 10 de abril de 1755, na Alemanha.

11 de abril – Dia Mundial da Doença Parkinson
As comemorações da efeméride de 11 de abril evocam o nascimento de James Parkinson, o médico que descreveu a doença de Parkinson pela primeira vez. A doença de Parkinson afeta os movimentos corporais, trazendo rigidez e tremores assim como instabilidade na postura e falta de coordenação motora. Este doença não tem cura e afeta aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo.
A Associação Nacional dedicada aos Doentes de Parkinson foi fundada a 14 de abril de 1984 e é membro da EPDA (European Parkinson’s Disease Association), associação que promoveu a iniciativa da comemoração deste dia, de forma a trazer mais consciência, informação e ajuda sobre esta doença.
13 de abril – Dia Internacional do Beijo
Quem é que não gosta de beijos? Há beijos de um bom romance literário, beijos de cinema, beijos de boa noite do pai e da mãe, beijos de despedida e beijos de puro amor. Beijos trazem prazer, felicidade, aliviam o stress e tiram-nos a sabor amargo da boca (e da vida).
Esta efeméride homenageia um dos gestos mais célebres e humanos do mundo, o gesto que transmite aquilo sem o qual não podemos viver: o amor. De uma maneira ou de outra, um beijo reflete sempre uma forma de amor. Os beijos são retratados pelo mundo fora, seja em pintura, em música, escultura, poesia, cinema e muitas outras formas de arte.

15 de abril – Dia Mundial da Arte
E for falar em arte, dois dias depois, no dia 15 de abril, celebra-se o seu dia mundial. A arte é das melhores coisas que existem. Enriquece o mundo, as culturas, a sociedade e funciona, muitas vezes, como antídoto contra tristeza ou depressão. O dia mundial da arte é celebrado a 15 de abril desde 2012 pela International Art Association (IAA) com o objetivo de promover a atividade artístico em todo o mundo.
A data foi escolhida por ser o aniversário de Leonardo da Vinci, que já dizia: “a arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”.

22 de abril – Dia Mundial da Terra
A Terra precisa do nosso amor, investimento, atenção. Esta efeméride foi criada para que se demonstre a importância e necessidade de se criar uma aliança global para agir e implementar ideias inovadoras para proteger o meio ambiente e o planeta onde vivemos – onde todos somos representados, e onde todos somos responsáveis.
Este dia mundial da terra é suportado com passeios pela natureza, atividades ao ar livre, eventos voluntários e comícios para alertar a importância de mantermos o planeta saudável, de determos a degradação dos ecossistemas e combater as mudanças climáticas assim como as extinções em massa.

23 de abril – Dia Mundial do Escutismo
Neste dia celebra-se o dia de São Jorge, patrono mundial do escutismo. O escutismo é uma atividade educacional que apela à solidariedade, à entreajuda, à união, coragem e força, tal como São Jorge é retratado. Esta data foi escolhida pela fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell, em 1910.
Em Portugal existem duas grandes organizações escutistas, os Escuteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas. O dia mundial do escutismo pretende mostrar os benefícios do movimento para jovens, da prática de voluntariado e de como se podem envolver as famílias nas atividades realizadas, todos em conjunto.

25 de abril – Dia da Liberdade
Dos feriados mais famosos (e obrigatórios) de Portugal, o dia da liberdade deste ano é capaz de ser o dia mais importante do mês de abril: faz 50 anos que celebramos a liberdade, sem viver num estado de ditadura, em Portugal.
Este importante dia relembra-nos de um dos direitos fundamentais do Homem: a liberdade. E relembra-nos o orgulho de sermos portugueses – porque adquirimos a nossa liberdade e lutámos contra o regime ditatorial e autoritário que se viveu no período do Estado Novo (que durou durante 41 anos, entre 1933 e 1974). Foi a 25 de abril de 1974 que se deu a conhecida revolução dos cravos, revolta dos militares portugueses, que levou a cabo um golpe de Estado militar que aclamou o fim da ditadura imposta por Oliveira de Salazar.
27 de abril – Dia Mundial do Design Gráfico
Os designers gráficos são essenciais para a comunicação visual no mundo. Alia-se a técnica à criatividade e os resultados são mensagens poderosas, que impactam o público e que podem mudar perspetivas e criar experiências visuais memoráveis.
Esta efeméride foi uma iniciativa do International Council of Graphic Design Assotiations em 1995 para homenagear esta necessária profissão que se aplica em setores desde a publicidade, editoras, elaboração de cartazes, logotipos, etc.

29 de abril – Dia Mundial da Dança
Terminamos o mês da melhor maneira: a dançar. No penúltimo dia do mês de abril celebra-se a dança, aquela que é a arte do movimento, uma expressão artística, uma forma de terapia e de despertar sorrisos no rosto. O dia mundial da dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID) para homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas que existem e que valoriza identidades e culturas diferentes.
Neste dia há espetáculos e atuações em várias partes do mundo e não há desculpas para não ires dar um pezinho de dança e por o corpito a mexer ao som de um bom samba.

O mês de abril pode ou não ser um mês de águas mil, mas esperamos que seja um mês que nos traga muitos sorrisos, danças, beijos, saúde e motivos para aguardar com entusiasmo pelo mês de maio.
Para poder comentar deves entrar na tua conta