A Kitchen Furniture Association (AMC) partilhou cinco truques práticos para manter a cozinha livre de maus odores, mesmo no verão.
Comentários: 0
Maus odores na cozinha
Associação de Mobiliário de Cozinha (AMC)

Com a chegada do verão e temperaturas acima dos 40 °C, manter a cozinha limpa, fresca e sem odores torna-se um desafio. Especialmente agora que muitas cozinhas são open space integradas na sala, o problema dos resíduos mal geridos pode prejudicar a limpeza de toda a casa.

Para evitar este problema, a Kitchen Furniture Association (AMC) partilha cinco truques práticos e eficazes para manter o caixote do lixo da cozinha livre de maus odores, mesmo em pleno agosto. Estas dicas combinam design, higiene e funcionalidade, pensadas para tornar a gestão do lixo uma tarefa simples e sem incómodos.

Onde colocar o caixote do lixo?

Caixotes do lixo em casa
Freepik

A localização é fundamental. Modelos integrados sob o lava-loiças ou em gavetas extensíveis são ideais para manter a organização e esconder o lixo. Sistemas de abertura por pressão, guias com fecho amortecido ou alavancas tornam-nos mais fáceis de usar e evitam maus odores

Existem ainda, tampos com orifícios ligados ao contentor, que se tornam bastante práticos para deitar os resíduos orgânicos enquanto cozinhas.

Instalar um triturador de resíduos

É cada vez mais comum em cozinhas modernas um triturador de resíduos. Este pequeno eletrodoméstico instala-se por baixo do lava-loiças e transforma os resíduos orgânicos em partículas que são depois despejadas pelo esgoto. 

É higiénico, seguro, sustentável e ainda reduz o uso de sacos plásticos e consome quase zero água e energia.

Caixotes com tampas automáticas ou pedais

Caixotes do lixo em casa
Freepik

Evitar o contacto direto com a tampa não é só mais confortável, é também mais higiénico. Modelos com sensores, botões ou pedais são perfeitos quando tens as mãos ocupadas. Alguns até separam o movimento do contentor e da tampa para acesso mais rápido.

Escolhe materiais fáceis de limpar

O aço inoxidável, alumínio e materiais antibacterianos são mais resistentes e fáceis de limpar do que o plástico tradicional. Além disso, acabamentos anti-impressões mantêm a estética impecável, mesmo em cozinhas de uso intenso.

Como proteger uma cozinha ao ar livre?

Em terraços ou jardins, é essencial usar contentores vedados e resistentes ao tempo, com fechos de segurança para afastar insetos e maus odores. Alguns fabricantes já criam soluções específicas para estas áreas expostas ao sol e calor.

Planear uma cozinha não é só uma questão estética, mas também de funcionalidade e higiene. E, nessa experiência, a gestão do lixo é fundamental. Com estas dicas, manter a cozinha livre de odores será muito mais fácil, mesmo no pico do verão.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta