
Já pensaste na possibilidade de viver numa casa com águas-furtadas? No artigo desta semana da rubrica semanal do idealista/news dedicada à arquitetura e decoração e assegurada pela Architect Your Home mostramos-te a magia de viver neste tipo de habitações.
“Último andar de um edifício, entre o telhado e o penúltimo andar, quando as janelas deitam sobre o telhado, geralmente com tetos inclinados”. Este é o significado de águas-furtadas, segundo o Dicionário Priberam.

Os espaços das águas-furtadas das habitações, muito característicos das construções portuguesas do século XIX, são normalmente desaproveitados ou então aproveitados como arrumos ou áreas técnicas.

São espaços com características únicas, caracterizados pela riqueza e diversidade de pés-direitos e coberturas inclinadas. São também, muitas vezes, os locais da casa de onde se têm as melhores vistas sobre a envolvente. Vale a pena explorá-los!

No caso da reabilitação, como forma de aumentar a área útil da casa sem mexer na estrutura da mesma, estes espaços podem ser aproveitados como zonas de estar, quartos e escritórios, entre outros.

São originalmente espaços que não têm grande tratamento, sobretudo no que diz respeito ao conforto térmico. Essa preocupação deve estar presente, existindo uma série de soluções possíveis que colmatam esta fragilidade.

De referir que muitas obras contemporâneas redesenham também espaços com estas características.



Para poder comentar deves entrar na tua conta