Comentários: 0
Open House Lisboa bate todos os recordes de visitantes
Igreja de São Roque foi um dos espaços mais visitados no último fim de semana CML

A Igreja de São Roque, o Panorâmico de Monsanto, o Museu dos Coches, o Reservatório da Mãe d'Água e o Palácio Chiado foram - entre os 87 locais que estavam de portas abertas ao público, incluíndo casas privadas - os espaços mais visitados este fim de semana, no âmbito da última edição do Open House Lisboa.

No total, o número de visitantes superou os 44.200, contra os 18.000 do ano anterior, batendo todos os recordes registados até agora. Segundo a organização, a grande afluência é justificada pela mudança da data do evento de julho para setembro, bem como pela estreia absoluta de 37 espaços.

Este ano, o Open House Lisboa estreou também o programa de acessibilidade com as visitas dedicadas a pessoas cegas ou com baixa visão, surdas e com deficiência inteletual.

Nas palavras das comissárias Rita e Catarina Almada Negreiros, "foi bom confirmar que o objetivo está a ser cumprido: apresentar Arquitetura a quem habita a cidade. O número de visitantes é impressionante e revelador de que o mapa esteve verdadeiramente aberto a todos e muito activo!"

Já o presidente da Trienal de Arquitetura de Lisboa, José Mateus, diz que "o Open House já se afirmou como um dos eventos mais importantes da cidade, tanto pela extraordinária adesão da população, como pela forma eficaz como promove o conhecimento profundo de Lisboa". 

A iniciativa Open House é uma ideia da arquiteta e curadora britânica Victoria Thornton, que encetou o programa em 1992 em Londres, tendo-se expandido depois, no âmbito da rede Open House Worldwide, por várias cidades europeias, como o Porto, mas chegando também ao outro lado do oceano Atlântico, a metrópoles como Nova Iorque, nos EUA, ou Buenos Aires, na Argentina.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta