
Personalizar uma casa arrendada e deixá-la deslumbrante não é uma missão impossível. E sim, é possível dar-lhe um “novo toque” sem infringir as regras que lhe foram impostas – por exemplo pelo senhorio. Existem algumas limitações, uma vez que estamos a utilizar a casa de terceiros, mas acredita que, na verdade, podes fazer mais pela tua casa arrendada do que imaginas.
Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, damos-te alguns truques para adaptares e renovares o espaço ao teu gosto:
Divisões de ambientes
Queres dividir ambientes e não te é permitido construir uma parede? Não desesperes. Existem muitas formas originais e cheias de estilo para separar ambientes. Opta por um biombo, ou uma estante, por exemplo. O importante é dar asas à imaginação.

Móveis standardizados vs Móveis personalizados
E por falar em móveis, convenhamos que não dá para trocar a mobília todas as vezes que trocamos de casa. A verdade é que há sempre o grande risco dos móveis não caberem na nova morada, ou de não ficarem bem enquadrados. O melhor é jogar pelo seguro e utilizar medidas universais.
Aposta em móveis com design, personalidade, linhas mais retas e que atendam às necessidades da tua família. E aqueles móveis embutidos, descaraterizados e ultrapassados que vieram com a casa arrendada? Fácil, a palavra chave é personalizar.
No arrendamento, muitas das casas já vêm com móveis embutidos nos quartos e cozinha, e nem sempre com as melhores condições de conservação. Para estes casos, a melhor solução é apostar em papel decorativo autocolante (fácil de remover), tecidos, wash tapes ou mesmo espelhos autocolantes.
Papéis de parede e stickers
Uma alternativa incrível ao convencional papel de parede são os adesivos de vinil e tecidos adesivos, super práticos e fáceis de aplicar e de retirar. E para azulejos fora de moda ou até mesmo lascados? Também há solução.
É o caso dos adesivos de azulejo. Hoje em dia encontramos uma imensa variedade de cores e padrões, nomeadamente o mosaico hidráulico, tão em voga.
Os adesivos vinílicos são também uma ótima opção para quem quer deixar as paredes cheias de estilo e transformar a sua casa num local harmonioso e cheio de vida. Esta opção é ótima pois não danifica a pintura, com a vantagem de conseguires preencher uma parede inteira com frases maiores. Não vais precisar de muito mais para dar personalidade ao espaço.

Pavimentos vinílicos
No seguimento dos adesivos, sugerimos os pavimentos vinílicos autocolantes, colados sobre o pavimento original. Existe também a versão em sistema de encaixe que, mediante as condições do espaço e especificações técnicas, poderá ser mais vantajoso. Tanto uma solução como a outra permite-nos esconder um pavimento feio, antigo ou desgastado. Em última instância, previne mesmo que o pavimento original se desgaste ainda mais.
Estes pavimenos são muito populares, não só pela facilidade com que se instalam e removem, como pelo seu preço apetecível, comparativamente a outros revestimentos.

Deck amovível
Mais uma sugestão para “esconder” pavimentos sem graça, desta vez, numa varanda ou terraço: as placas de deck compósito amovível. Estas peças funcionam como uma espécie de puzzle, que encaixam umas nas outras. Super fáceis e práticas de montar.
Pinta a casa
Normalmente, a pintura da casa é da responsabilidade do senhorio. Mas, se for do teu interesse, podes negociar no sentido de assumir o custo em troca da liberdade de escolher os novos tons da tua casa.
Na altura de pintar, só não te esqueças de uma coisa: da frescura das cores claras, que dá uma sensação de amplitude e leveza, sendo mais fáceis de combinar. Elas têm o poder de acalmar a vista e a mente. As cores claras como o branco, o bege e o off-white, permitem que a luz entre com mais intensidade no ambiente e fazem com o espaço pareça maior.
Iluminação é tudo
Achas que a casa tem pouca iluminação ou está mal distribuída? Não tens de fazer buracos nos tetos ou paredes, nem tão pouco mexer na fiação da casa inteira. Hoje em dia encontram-se facilmente luzes led que funcionam a pilhas e que podem dar aquele toque de sofisticação que tanto procuras. Ou então, podes sempre apostar em iluminação indireta através de candeeiros de mesa e de pé.

Decorar com têxteis
Os tapetes, cortinas e persianas, transmitem-nos uma sensação de conforto, mas também disfarçam imperfeições do chão e janelas. São também estes elementos decorativos que dão a sensação de lar.
Aposta em tecidos bonitos e ao teu gosto, substituindo os de origem (mas não te esqueças de os guardar para mais tarde repor). Espalha elementos pessoais pelas divisões, como por exemplo almofadas, mantas, molduras e objetos sentimentais que tornam as casas únicas. E, na verdade, nenhum destes elementos é proibido na hora de decorar a tua casa arrendada.

Pequenos pormenores
Há elementos que se podem alterar sem qualquer constrangimento, desde que guardes os originais para recolocar um dia que saias da casa. E são estes elementos que vão marcar a diferença, acredita. Maçanetas das portas, torneiras, interruptores e tomadas são para trocar.
Perfuma o ambiente
Os aromas e cheiros também podem ajudar a criar um ambiente único. Opta por velas, incensos, aromatizadores e difusores estrategicamente colocados.
*Este artigo teve o apoio técnico da MELOM Invicta (Porto
Para poder comentar deves entrar na tua conta