Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dicas de decoração para dar nova vida a casas arrendadas

Há sempre forma de decorar a casa ao teu gosto
Truques para quem vive em casas arrendadas / Unsplash
Autor: Redação

Personalizar uma casa arrendada e deixá-la deslumbrante não é uma missão impossível. E sim, é possível dar-lhe um “novo toque” sem infringir as regras que lhe foram impostas – por exemplo pelo senhorio. Existem algumas limitações, uma vez que estamos a utilizar a casa de terceiros, mas acredita que, na verdade, podes fazer mais pela tua casa arrendada do que imaginas.

Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, damos-te alguns truques para adaptares e renovares o espaço ao teu gosto:

Divisões de ambientes

Queres dividir ambientes e não te é permitido construir uma parede? Não desesperes. Existem muitas formas originais e cheias de estilo para separar ambientes. Opta por um biombo, ou uma estante, por exemplo. O importante é dar asas à imaginação.

Um detalhe que faz a diferença
Uma estrutura em madeira que divide os espaços / Unsplash

Móveis standardizados vs Móveis personalizados

E por falar em móveis, convenhamos que não dá para trocar a mobília todas as vezes que trocamos de casa. A verdade é que há sempre o grande risco dos móveis não caberem na nova morada, ou de não ficarem bem enquadrados. O melhor é jogar pelo seguro e utilizar medidas universais.

Aposta em móveis com design, personalidade, linhas mais retas e que atendam às necessidades da tua família. E aqueles móveis embutidos, descaraterizados e ultrapassados que vieram com a casa arrendada? Fácil, a palavra chave é personalizar.

No arrendamento, muitas das casas já vêm com móveis embutidos nos quartos e cozinha, e nem sempre com as melhores condições de conservação. Para estes casos, a melhor solução é apostar em papel decorativo autocolante (fácil de remover), tecidos, wash tapes ou mesmo espelhos autocolantes.

Papéis de parede e stickers

Uma alternativa incrível ao convencional papel de parede são os adesivos de vinil e tecidos adesivos, super práticos e fáceis de aplicar e de retirar. E para azulejos fora de moda ou até mesmo lascados? Também há solução.

É o caso dos adesivos de azulejo. Hoje em dia encontramos uma imensa variedade de cores e padrões, nomeadamente o mosaico hidráulico, tão em voga.

Os adesivos vinílicos são também uma ótima opção para quem quer deixar as paredes cheias de estilo e transformar a sua casa num local harmonioso e cheio de vida. Esta opção é ótima pois não danifica a pintura, com a vantagem de conseguires preencher uma parede inteira com frases maiores. Não vais precisar de muito mais para dar personalidade ao espaço.

Há várias cores e padrões
Adesivos de vinil e tecidos adesivos são super práticos / Unsplash

Pavimentos vinílicos

No seguimento dos adesivos, sugerimos os pavimentos vinílicos autocolantes, colados sobre o pavimento original. Existe também a versão em sistema de encaixe que, mediante as condições do espaço e especificações técnicas, poderá ser mais vantajoso. Tanto uma solução como a outra permite-nos esconder um pavimento feio, antigo ou desgastado. Em última instância, previne mesmo que o pavimento original se desgaste ainda mais.  

Estes pavimenos são muito populares, não só pela facilidade com que se instalam e removem, como pelo seu preço apetecível, comparativamente a outros revestimentos.

Fácil de aplicar e remover
Para transformar pavimentos feios ou antigos / Unsplash

Deck amovível

Mais uma sugestão para “esconder” pavimentos sem graça, desta vez, numa varanda ou terraço: as placas de deck compósito amovível. Estas peças funcionam como uma espécie de puzzle, que encaixam umas nas outras. Super fáceis e práticas de montar.

Pinta a casa

Normalmente, a pintura da casa é da responsabilidade do senhorio. Mas, se for do teu interesse, podes negociar no sentido de assumir o custo em troca da liberdade de escolher os novos tons da tua casa.

Na altura de pintar, só não te esqueças de uma coisa: da frescura das cores claras, que dá uma sensação de amplitude e leveza, sendo mais fáceis de combinar. Elas têm o poder de acalmar a vista e a mente. As cores claras como o branco, o bege e o off-white, permitem que a luz entre com mais intensidade no ambiente e fazem com o espaço pareça maior.

Iluminação é tudo

Achas que a casa tem pouca iluminação ou está mal distribuída? Não tens de fazer buracos nos tetos ou paredes, nem tão pouco mexer na fiação da casa inteira. Hoje em dia encontram-se facilmente luzes led que funcionam a pilhas e que podem dar aquele toque de sofisticação que tanto procuras. Ou então, podes sempre apostar em iluminação indireta através de candeeiros de mesa e de pé.

É possível mudar sem fazer buracos nos tetos ou paredes
A luz é um elemento fulcral em qualquer casa / Unsplash

Decorar com têxteis

Os tapetes, cortinas e persianas, transmitem-nos uma sensação de conforto, mas também disfarçam imperfeições do chão e janelas. São também estes elementos decorativos que dão a sensação de lar.

Aposta em tecidos bonitos e ao teu gosto, substituindo os de origem (mas não te esqueças de os guardar para mais tarde repor). Espalha elementos pessoais pelas divisões, como por exemplo almofadas, mantas, molduras e objetos sentimentais que tornam as casas únicas. E, na verdade, nenhum destes elementos é proibido na hora de decorar a tua casa arrendada.

Elementos decorativos que tornam as casas únicas
Almofadas e mantas podem fazer a diferença / Unsplash

Pequenos pormenores

Há elementos que se podem alterar sem qualquer constrangimento, desde que guardes os originais para recolocar um dia que saias da casa. E são estes elementos que vão marcar a diferença, acredita. Maçanetas das portas, torneiras, interruptores e tomadas são para trocar.

Perfuma o ambiente

Os aromas e cheiros também podem ajudar a criar um ambiente único. Opta por velas, incensos, aromatizadores e difusores estrategicamente colocados.

*Este artigo teve o apoio técnico da MELOM Invicta (Porto