Comentários: 0
Cozinhas pequenas: dicas para otimizar e ganhar espaço
Conselhos que valem ouro na hora de aproveitar ao máximo a cozinha Houzz

Vais remodelar a cozinha? Primeiro para e pensa na utilização que dás a este espaço, uma vez que, além de cozinhar, também é possível que faças as refeições na cozinha. Quantos aos eletrodomésticos, o melhor será que o frigorífico, o fogão e o lava-louça formem um triângulo. Eis dicas simples para aproveitar ao máximo o espaço da tua cozinha.

Pensa na utilização da cozinha

O que é que costumas fazer na cozinha? Esta é a primeira pergunta que deves fazer a ti próprio, e a resposta, claro, parece óbvia: cozinhar. Também é o local onde guardas as compras, onde te sentas a comer o pequeno-almoço ou mesmo onde lavas e secas a louça. É importante que numa cozinha pequena cada coisa e atividade tenha o espaço certo. Um exemplo óbvio será o de colocar a máquina de lavar a louça o mais próximo possível do lixo, para que o momento a seguir a cada refeição não seja uma atividade penosa.

O triângulo é a chave

O frigorífico, o fogão e o lava-louça devem formar um triângulo, especialmente se a cozinha for pequena. Porquê? A ideia é que possas aceder a tudo sem quase teres de te mexer e com facilidade, reduzindo as voltas na cozinha que, geralmente, só contribuem para sujá-la.

Opta por prateleiras abertas em vez de armários

Porquê? Poderás colocar pratos que utilizas diariamente, um livro de receitas ou um micro-ondas, como na foto. Reserva uma parte da bancada para outros pequenos eletrodomésticos de utilização regular – o resto do espaço pode ser usado para guardar elementos que não utilizes no dia a dia. Se esta opção não te convencer, leva os armários “até ao teto”. Conseguirás, pelo menos, mais 30 cm de espaço de armazenamento.  

Distribuir em paralelo

Para cozinhas pequenas, esta é uma distribuição cómoda, uma vez que reduz as distâncias entre a área de cozinha e de armazenamento. Em qualquer um dos casos, pensa em deixar uma parede mais livre, sem armários altos, para evitar a sensação de peso visual.

Encontra o “profissional do lar” certo para ajudar na decoração ou renovação da tua casa no Houzz.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta