Criar uma área de descanso, por exemplo, tornará o local mais aprazível.
Comentários: 0
Ideias de decoração para transformar a varanda ou pátio num lugar de sonho
Photo by Nidia Dias on Unsplash

Em tempos de pandemia, que obrigam a um maior recolhimento, as varandas ganham uma importância acrescida, apresentando-se como um dos espaços da casa mais relevantes na vida das pessoas e das famílias. São, de resto, um ponto de ligação com o mundo exterior, assumindo cada vez mais o papel de área alternativa para respirar ar puro.

Enquanto extensões da casa para o exterior, podem ser cobertas ou descobertas, ter funções de lazer enquanto prolongamento da zona de estar e/ou quartos, ou prolongamento da cozinha com funções de serviços, designadamente, estendal de roupa, dissimulação de aparelhos de ar condicionado, entre outros. 

Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, deixamos-te algumas ideias para aproveitares esse espaço da casa. 

  • Aproveitar uma das paredes ou recanto para instalar um jardim vertical, com as tuas plantas favoritas ou fazer um jardim de aromáticas.

Jardim vertical
Apostar na plantação de ervas aromáticas, por exemplo Photo by Paweł Czerwiński on Unsplash

  • Para rentabilizar o espaço e suprimir a necessidade de arrumos podes criar nichos de arrumação, através da escolha de mobiliário, como por exemplo bancos, caixas, armários, estantes.

Estantes para plantas, por exemplo
O sofá tem incorporado um espaço para arrumação Photo by Roberto Nickson on Unsplash

  • Criar uma área de descanso com sofás, 'puffs' e com alguma decoração a teu gosto, tornarás o local mais aprazível. Podes criar ainda uma zona de refeição com a colocação de mesa e cadeiras, para desfrutar de uma refeição ao ar livre e conviver com os amigos e família.

Uma área de lazer
Criar uma zona de estar e/ou refeição Photo by Stephen Leonardi on Unsplash

  • Se quiseres garantir alguma privacidade, poderás recorrer a uma de entre as várias soluções disponíveis no mercado, com vegetação, telas a aplicar nas guardas, biombos, painéis metálicos, canas de bambu.
  • A segurança deve ser uma preocupação se tiveres crianças em casa. Como tal, podes proteger a tua varanda com uma das seguintes soluções: rede, acrílico, vidro. Terás mais sorte se esse espaço já tiver paredes/muros, como nesta imagem. 

Proteção e segurança
Há várias soluções que garantem maior privacidade Photo by Toa Heftiba on Unsplash

 

*Este artigo contou com o apoio técnico da MELOM Alacer (Portalegre)

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta