O que podemos fazer para que a sala tenha luz e não tenha zonas mais escuras? Neste artigo deixamos-te algumas dicas.
Comentários: 0
iluminação
Créditos: Pixabay

A iluminação é toda uma arte que pode parecer difícil de gerir. Uma luz bem escolhida e bem posicionada melhora os espaços e torna-os mais acolhedores. Se quiseres acertar e tornar-te um especialista, segue estas dicas e verás que não será assim tão difícil.

Iluminação na sala de estar

No teto da sala de estar recomendamos, sem dúvida, projetores ajustáveis: desta forma podes movê-los para evitar sombras e reflexos. Se houver projetores embutidos na parede, estes devem estar a pelo menos 30 cm da parede e separados por um metro e meio.

Se tiveres uma prateleira, escolhe uma lâmpada LED. Há de todos os tipos e iluminam muito bem.

Na zona do sofá é aconselhável colocar uma lâmpada central e um ponto de luz complementar. A central pode ser de 600 lúmens, por exemplo.

iluminação sala de jantar
Créditos: Pixabay

E quanto à área da televisão?

Dependendo da forma como a tens posicionada, deves iluminar o espaço da seguinte forma:

  • Se tiveres a TV pendurada na parede, que é uma das coisas mais comuns ultimamente, podes fixar uma lâmpada LED na extremidade traseira do aparelho. Há as que têm controlo móvel e fonte de alimentação USB que se liga ao ecrã;
  • Se tiveres a TV num móvel, podes colocar dois candeeiros de mesa ajustáveis que direcionam a luz para o teto, de modo a evitar reflexos no ecrã;
  • se tiveres a TV numa prateleira, recomendamos que fixes um par de projetores ajustáveis na parte superior da prateleira, neste caso, apontando para baixo. Existem projetores deste tipo a partir de 30 euros.

Canto de leitura

Se tiveres um canto de leitura, deves colocar uma luz adequada que proporcione claridade. Pode ser um halogéneo de chão, mas ocupará espaço, por isso recomendamos uma luz de parede com uma lâmpada de 700 lúmenes, por exemplo.

Pinturas e Quadros

Se tiveres pinturas nas paredes, também podes iluminá-las. Por exemplo, se forem várias e estiverem alinhadas, podes tentar colocar um holofote em cada uma deles, num ângulo de 45 graus em relação à pintura. Ficará óptimo.

Se o que tiveres é um quadro ou vários quadros, coloca um vidro fosco e um projetor ajustável em cima dele. Se o que tens a decorar a parede são quadros grandes, deves colocar lâmpadas individuais mais compridas do que a largura do quadro, sempre com luz cálida.

iluminação sala de estar
Créditos: Pixabay

Iluminação na sala de jantar

O importante na sala de jantar é que as luzes não encandeiem, especialmente a lâmpada por cima da mesa: dependendo do tamanho da sala de jantar e da mesa, recomenda-se uma luz de qualidade com uma intensidade de 700 lúmens. Qual deve ser a altura desta lâmpada?

Podes adicionar luzes ambiente, que sempre acrescentam calor ao espaço, com uma lâmpada num canto ou algumas luzes de parede, mas deves escolher sempre, insistimos, luzes quentes e suaves, com um máximo de 400 lúmens.

Se seguires estas orientações verás que ganharás luz na sala de estar e as sombras terão desaparecido como que por magia.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta