O quadro elétrico disparou? Os teus vizinhos não têm luz? Fica a saber como se pode reportar avarias na iluminação pública.
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avarias de iluminação na via pública
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Quantas vezes és surpreendido com falta de luz em casa? Pode não ser algo muito comum, mas certamente já tiveste falhas de energia no lar ou notaste uma avaria na iluminação pública que condicionou a tua vida doméstica.

Neste artigo elencamos tudo o que precisas de saber sobre as avarias de eletricidade e quais os contactos que deves utilizar para reportar as avarias à E-Redes, a empresa distribuidora de energia em Portugal.

Qual a empresa responsável pelas avarias de luz em Portugal?

Sabias que a E-Redes é a empresa responsável pelas avarias de eletricidade em Portugal Continental? Independentemente de seres cliente EDP, Galp, Endesa, Iberdrola ou Goldenergy, é sempre a E-Redes quem assegura o serviço de distribuição de eletricidade e a qualidade do mesmo.

logótipo da E-Redes
E-Redes
Uma vez responsável pela rede elétrica, deverás contactar a E-Redes  - antiga EDP Distribuição - para reportar as avarias na iluminação pública, avarias no contador ou outras anomalias na instalação de eletricidade.

No caso de seres habitante de uma das regiões autónomas a situação é ligeiramente diferente. As avarias de eletricidade na Região Autónoma da Madeira são da responsabilidade da EEM: Empresa de Eletricidade da Madeira, enquanto as avarias de eletricidade nos Açores devem ser reportadas à EDA - Electricidade dos Açores.

Quais são as principais razões para falhas de energia?

Importa conhecer as principais razões para as falhas de energia em casa, de modo a saber como solucioná-las. Habitualmente são as seguintes:

  • Anomalias técnicas ou problemas causados por trabalhos de manutenção na rede de eletricidade;
  • Corrosão dos metais provocados por pequenos animais;
  • Furtos de cobre;
  • Incêndios ou inundações;
  • Curto-circuitos;
  • Avarias na instalação elétrica provocados pelo mau funcionamento de um eletrodoméstico ou por existirem vários equipamentos ligados ao mesmo tempo quando a potência elétrica contratada não é a mais apropriada.

Convém não esquecer que as avarias de eletricidade causadas pelo mau tempo são sempre externas à E-Redes. Deverás aguardar o tempo que E-Redes considerar necessário para que possam ser feitos os trabalhos de reparação e o serviço de eletricidade em tua casa seja normalizado.

avarias torres de eletricidade
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Nota que o corte de luz por falta de pagamento de faturas não é da responsabilidade da E-Redes. Se ainda tiveres que pagar uma fatura em atraso, deverás contactar a tua fornecedora de energia elétrica e encontrar uma solução para manter o fornecimento.

Avarias na iluminação pública: como resolver?

Estás sem eletricidade em casa? Os teus vizinhos também não têm eletricidade? O mais provável é que exista uma avaria na iluminação pública. Nesta situação é importante contactar a E-Redes. Podes fazê-lo da seguinte maneira:

E-Redes Avarias
800 506 506

O telefone para reportar avarias à E-Redes Avarias é grátis e está disponível 24 horas, 365 dias por ano. Podes utilizar, em alternativa, o balcão digital da E-Redes. A E-Redes está igualmente disponível para o teu smartphone iOS ou Android através de aplicação móvel.

Tudo o tipo de falhas de luz na iluminação pública são da responsabilidade da E-Redes. Deverás sempre contactá-la para:

  • Reportar postes com pouca luminosidade;
  • Postes desligados;
  • Postes de eletricidade caídos ou em mau estado;
  • Postes danificados por condições atmosféricas adversas.

Quando os cabos de eletricidade subterrâneos estão visíveis também deverás reportá-lo à E-Redes.   

Avarias na instalação elétrica: o quadro elétrico disparou?

quadro elétrico
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Caso não seja uma avaria na iluminação pública deverás tentar perceber qual o problema em casa que está a condicionar o serviço. Se quadro elétrico disparou podes seguir alguns passos para repor a luz:
  • Dirige-te ao quadro elétrico para perceber se existe algum disjuntor desligado. Caso se verifique, tenta ligá-lo. Poderás ter que ligar o disjuntor geral primeiro e só depois ligar os disjuntores parciais um de cada vez;
  • Se o quadro elétrico voltar a disparar é muito provável que a falha de energia esteja a ser causada por um eletrodoméstico ou por uma sobrecarga de equipamentos ligados à corrente;
  • Desliga todos os eletrodomésticos da corrente e liga os disjuntores do quadro elétrico. Espera alguns minutos antes de voltares a ligar os eletrodomésticos um a um para entender qual deles faz disparar o quadro. Quando o quadro disparar volta a ligá-lo, desta vez sem o aparelho específico. Isto significa que o eletrodoméstico estará avariado ou a potência elétrica é demasiado baixa para teres vários equipamentos ligados em simultâneo.

Para aumentar a potência elétrica contratada deves entrar em contacto com a tua fornecedora de energia. Não te esqueças de apostar em eletrodomésticos com melhor classe energética que originam menos problemas.

Se não te sentires confortável para resolver a avaria de eletricidade sozinho recomendamos-te a contactar a E-Redes através do 800 506 506. Podes ainda contactar um eletricista ou utilizar um dos serviços de assistência oferecidos pela tua fornecedora.

Dados para reportar as avarias à E-Redes

Quando necessitas reportar avarias à E-Redes é obrigatório passares um conjunto de informações, que permitirão à distribuidora identificar a instalação elétrica e resolver o problema com a maior brevidade possível.

  • CPE (Código Ponto de Entrega que identifica a instalação): poderás encontrá-lo em qualquer fatura de eletricidade;
  • NIF, nome do titular da conta e número do contrato.

A E-Redes irá agendar a visita do técnico à tua casa para solucionar a avaria de eletricidade.

Quanto custa resolver as avarias da E-Redes?

As avarias E-Redes na iluminação pública são completamente gratuitas e, portanto, não trazem quaisquer encargos para os consumidores. Também não pagas pela chamada, nem pelo serviço que for feito pelo técnico da E-Redes.

Mesmo assim, a avaria pode ser da responsabilidade do consumidor, por exemplo, nas avarias dos eletrodomésticos. Os custos de reparação e serviços realizados por um técnico serão pagos pelo cliente.

Para prevenir que gastas dinheiro com estas situações, poderás contratar um dos serviços de assistência técnica com a tua fornecedora.

Piquete de eletricidade: quanto tempo demora a resolver uma avaria?

Após uma falha de energia, o trabalho feito pelo piquete da E-Redes não costuma tardar mais do que uma hora.

técnico de eletricidade
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Porém, nos dias de mau tempo, incêndios ou outros acidentes, a resolução das avarias na iluminação pública e/ou na instalação elétrica irá demorar mais algum tempo. O técnico da E-Redes vai dirigir-se até à tua casa devidamente identificado e serás atempadamente informado da sua chegada. Pode acontecer que o serviço tenha que ser agendado, mediante o número de consumidores que necessitem de assistência.

Normalmente o tempo de espera da E-Redes para a resolução de avarias de eletricidade não demora mais de quatro horas. Podes utilizar o 219 100 100 (disponível das 8h às 22h de segunda a sexta-feira), a linha de apoio ao cliente da E-Redes para mais esclarecimentos.

Outros motivos para interrupção do fornecimento de energia elétrica

Por último, deixamos a nota que algumas das interrupções do fornecimento de energia elétrica no teu lar são programadas pela E-Redes. O consumidor será devidamente informado da interrupção, que é apenas pontual e acontece:

  • Trabalhos de manutenção da rede;
  • Trabalhos de ligação;
  • Reparação ou conservação das respetivas infraestruturas.

Fica sempre atento aos autocolantes e panfletos deixados pela E-Redes ou às notícias no site oficial da companhia, para estares preparado para o corte de luz e para que não te assustes.

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