Se soubermos apostar na luz certa para cada divisão, podemos facilitar as tarefas diárias, tornar a casa mais acolhedora e aumentar a sensação de espaço.
Comentários: 0
Iluminação de interiores: esta é a luz ideal para cada divisão da casa
Houzz|Carla Capdevila

A iluminação é um dos elementos mais poderosos do design de interiores. Se soubermos apostar na luz certa para cada divisão, podemos facilitar as tarefas diárias, tornar a casa mais acolhedora, aumentar a sensação de espaço e realçar os móveis ou elementos decorativos com mais personalidade.

E como consegui-lo? Um estudo da plataforma Houzz, especializada em design e reforma de casas, analisou os pontos-chave para tornar isso possível. O primeiro conselho é ter em mente que nem todas as divisões da casa desempenham a mesma função ou têm o mesmo layout, e como recomendação geral, lembra-te de que é aconselhável ter iluminação adicional àquela que temos no teto, exceto no corredor. Resumimos algumas dicas para cada divisão:

Sala de estar

A chave é uma iluminação indireta e potente que evite cantos escuros ou áreas sombreadas, que são, segundo a Houzz, "o que faz com que os espaços pareçam mais pequenos do que são" - a luz ambiente deve ser quente. A sensação de amplitude e luminosidade pode ser aumentada graças a outras luzes difusas e candeeiros de pé com sombras matizadas, corretamente orientadas e realçando os pontos estratégicos da divisão.

Quartos

A luz central única deve ser evitada nos quartos. É um espaço noturno, portanto, os tons não precisam necessariamente de ser quentes. “Nas laterais da cama, instala iluminação direta para leitura. Se houver uma área de estudo ou de trabalho, o ideal é combinar uma luz pontual e direta sobre a mesa com outra de cunho ambiental ”, diz a plataforma.

Cozinha

O mais recomendado nesta divisão, uma das principais protagonistas de uma casa, é apostar numa iluminação funcional, pontual e necessária à realização das atividades diárias. Para isso, além da iluminação geral, sugere-se a utilização de focos reguláveis ​​que também podem ser utilizados para iluminar armários altos. É igualmente imprescindível a iluminação direta nas bancadas, opção que também é válida para ilhas e penínsulas.

Casas de banho

O conselho da Houzz é ter uma iluminação técnica como base e acompanhá-la com luzes mais suaves e relaxantes. “Essa combinação permite tarefas funcionais de precisão, como barbear ou maquilhagem, ao mesmo tempo que cria um ambiente agradável para atividades mais divertidas, como um banho. Luminárias no teto aliadas a apliques e holofotes no espelho que não criam sombras no rosto podem formar uma iluminação técnica perfeita ”, enfatiza.

Corredores

São as únicas divisões da casa para as quais se recomenda a iluminação geral diretamente do teto. Embora possa ser homogeneiza por difusores e luz de fundo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta