
Nos dias de hoje, é cada vez mais importante termos ambientes funcionais e feitos à nossa medida. Se precisas de ter um espaço de trabalho, mas a tua casa não dispõe de uma assoalhada extra, o mais provável é pensares em criar essa zona na sala de estar. Afinal, como se pode remodelar a sala de estar para criar um pequeno escritório?
Num artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, deixa algumas dicas que podes pôr em prática para transformar a tua sala de estar.
Em primeiro lugar, devemos analisar o espaço que pretendemos renovar. Há diversas possibilidades tendo em conta a dimensão e a configuração da tua sala de estar. Idealmente, deverás ter cada zona bem definida conforme a sua funcionalidade - a área de lazer, o espaço de refeições e o local dedicado ao trabalho, separado das distrações.
Esta configuração de espaços já existe na planta da tua sala? Ou será necessário criá-la? Trata-se de uma divisão com muitos metros quadrados (m2) ou, pelo contrário, de dimensões pequenas?

Se é uma divisão de áreas amplas, a solução pode passar por colocar uma divisória como uma parede em gesso cartonado, ripas de madeira ou até mesmo uma parede de vidro, criando assim uma separação na sala entre a zona de lazer e o escritório.
Se, por outro lado, tens uma sala com poucos m2, não te preocupes. Há várias técnicas para um melhor aproveitamento do espaço: remodelar recantos inutilizados, tirar partido da versatilidade das zonas existentes (tornando-as multifuncionais) e recorrer a arrumação vertical ou embutida. Com materiais como a madeira ou o pladur, podemos instalar estantes de parede e prateleiras de fixação invisível, assim como uma secretária feita à medida que pode ainda ser rebatível ou expansível. Podes conjugar os elementos de arrumação na parede com elementos de decoração e inspiração como quadros magnéticos ou de cortiça, molduras e posters.

Uma boa iluminação a qualquer hora do dia no escritório é indispensável. Para obter mais luz natural, pode substituir as janelas para umas de maiores dimensões ou fixar uma secretária na parede abaixo de uma janela. No recanto onde irá trabalhar, é fundamental ter focos de luz - por exemplo, instalando candeeiros de parede ou tiras de led nas suas prateleiras.
Hoje em dia, um espaço de trabalho tem de estar preparado para receber adequadamente todos os aparelhos eletrónicos necessários para a realização do trabalho. Para isso, deves instalar tomadas em número suficiente para todos os seus dispositivos no recanto da secretária, tendo uma vasta gama de opções como tomadas inteligentes ou embutidas.

Por fim, mas não menos importante, a decoração. Consoante a natureza do teu trabalho, o espaço pode ser mais sóbrio e tranquilo para estimular a concentração e a produtividade ou mais vibrante e divertido para estimular a criatividade. Para destacar a parede onde irás colocar a secretária, podes pintá-la de uma cor diferente do resto da sala, colocar papel de parede, pendurar quadros de arte ou frases motivacionais. Se quiseres um recanto original para anotar todas as tuas ideias, podes pintar toda a parede com tinta de ardósia ou fixar um quadro magnético ou de cortiça de grandes dimensões.
Quaisquer que sejam as características do teu espaço, aposta em soluções únicas e criadas à medida. As possibilidades são infinitas.
*Este artigo contou com o apoio técnico do Querido Filipe Santos, com posicionamento no concelho de Mafra
Para poder comentar deves entrar na tua conta