
A decoração com vinil dá, sem dúvida, outro aspeto às paredes de qualquer local. Há alguns mais divertidos e irreverentes, outros mais sóbrios e "clean". Mas este elemento de decoração está a tornar-se um básico "must-have". E se pensas que apenas poderias utilizá-los em tua casa, enganas-te, pois as empresas cada vez mais optam por colocar este género de decoração nos escritórios. É verdade que não implicam grandes alterações ou obras e colocam-se de forma muito fácil e rápida. Só tens que ter em conta que devem ser colocados em superfícies bem limpas e lisas.
"Nestes últimos anos, os vinis colocados nas paredes converteram-se numa tendência graças ao seu poder de alterar por completo um espaço de forma fácil e acessível para todos", referem os especialistas da Workcenter, um grupo de comunicação direcionado a empresas e que oferece uma grande variedade de vinis autocolantes personalizáveis. Acrescentam que "no caso de um escritório ou espaço comercial, o vinil não é apenas uma opção decorativa, mas também uma poderosa ferramenta de marketing para comunicar a identidade visual de uma empresa”.
Se queres utilizar vinil em casa, o grupo recomenda usar estes adesivos para criar contrastes de cores marcantes na sala, usá-los para criar ilusões de ótica e/ou recriar alguns frisos na parede com resultados muito elegantes. Quando falamos dos quartos dos mais pequenos, "o vinil também é uma ótima ideia para inserir desenhos infantis ou os nomes personalizados, e é também uma opção mais barata quando queres renovar a parede de azulejos da cozinha que já não gostas".
Aliás, é na cozinha que os vinis autocolantes são mais utlizados e existe uma diversidade enorme, desde os que simulam azulejos até outros materiais como madeira ou cimento.
Já no escritório, podes utilizar vinis com imagens "atrativas e chamativas dos produtos que comercializas ou que ofereces. O vinil que é utilizado em espaços públicos tem um grande poder de comunicação", refere o grupo Workcenter. Em todos os casos, há algumas coisas que deves ter em consideração para o bom uso dos vinis.
Como usar vinil: cuidados a ter
Nem todas as superfícies são válidas
Os vinis funcionam só em superfícies lisas e planas, já que as paredes com rugosidades dificultam a colocação correta do vinil.
Cuidado com as bolhas de ar
Antes de aplicar qualquer vinil, certifica-te de que a superfície escolhida esteja totalmente limpa e sem pó, mas não utilizes produtos com amoníaco para a limpar. E para não se criarem bolhas de ar no momento de colocar o vinil, evita retirar a folha de resguardo de uma vez só. Vai retirando aos poucos, enquanto vais colando a folha adesiva na superfície escolhida.
Usar o vinil para o exterior
Se tens uma parede de vidro e queres ao mesmo tempo criar mais intimidade no espaço de trabalho e proporcionar visibilidade à marca de empresa, podes também optar por um vinil microperfurado para exteriores. Desta forma, podes filtrar a luz mas não cortas por completo a entrada de luz natural.
Uma última dica: nunca enroles o vinil antes de o colocares, tenta mantê-lo esticado para que seja mais fácil colocá-lo posteriormente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta