A pedra sinterizada é versátil e resistente, a pedra natural é original e amiga do ambiente. Qual será a escolha dos designers?
Comentários: 0
cozinha em pedra
Freepick

Quando é altura de fazer grandes obras e remodelações em casa, o material que se escolhe para as bancadas, pisos da cozinha ou casa de banho tem bastante importância. É fundamental escolher um material que tenha um impacto positivo em termos estéticos mas que seja resistente e funcional. A cozinha e casa de banho são divisões usadas diariamente e a sua manutenção é facilitada com um piso e bancadas práticas, duradouras e fáceis de limpar. 

A escolha da pedra perfeita para cada divisão

Os designers não olham apenas para o estilo predominante da casa e da divisão respetiva: eles encontram um material específico para as bancadas e pisos de acordo com uma série de fatores determinantes, tais como a higiene e manutenção dos materiais, a sua longevidade, o custo a longo prazo, a durabilidade do imóvel, o impacto ambiental e a segurança. 

Escolher os materiais corretos para as bancadas e pisos é essencial para se ter um espaço bonito e elegante, seguro, funcional e de acordo com as características específicas do ambiente da casa e das suas necessidades. Por isso, para tomares tal decisão e teres uma cozinha de fazer inveja, é melhor procurares um designer de interiores e pedires conselhos a quem sabe do que fala. 

pedra
Pixabay

A famosa pedra sinterizada: versatilidade e durabilidade

A pedra sinterizada é a escolha famosa entre os designers de interiores por ser uma pedra versátil e com um acabamento impecável. A pedra sinterizada é criada a partir de pedras naturais através de um processo de criação tecnológico bastante avançado. A grande diferença entre a pedra sinterizada e as pedras naturais – como o mármore, granito ou calcário – é o tempo de formação. A pedra sinterizada demora umas meras horas a ser criada, enquanto que as pedras naturais demoram centenas de longos anos até estarem formadas.

A pedra sinterizada é tão amada por ser, além de versátil, extremamente durável; com alta resistência a manchas e ao desgaste causado pelo tempo por serem porosas; sustentável (composta por até 90% de matérias-primas recicladas); extremamente higiénica (por ter uma superfície impecavelmente lisa); e personalizada. Como é uma pedra fabricada pelo homem, existe mais variedade na pigmentação, textura, tamanho e padrão, ao contrário das pedras naturais, que são como a natureza decide, e há menos opção de escolha. 

cozinha em pedra
Pexels

A pedra sinterizada pode ser aplicada de diversas formas, sendo mais comum em bancadas de cozinha e pisos de cozinha ou casa de banho. Também podes escolher colocá-la na superfície da lareira, na banheira, em fachadas de edifícios, em pisos de piscina ou em revestimento de paredes

O processo de sinterização: onde a magia acontece

A sinterização é um processo industrial da fabricação de pedras, que consiste em compactar pó de diversas matérias-primas naturais – quartzo, argila, feldspato – da forma desejada e aquecê-lo a temperaturas e pressões elevadas, fazendo com que as partículas do pó se fundam, o que resultará, posteriormente, na formação de um material sólido, denso, e altamente resistente. Numa pedra sinterizada perfeita. Este processo de sinterização possibilita a imitação de aspetos naturais presentes no mármore, na madeira ou nas pedras naturais.

De acordo com o resultado que se pretende obter do processo de sinterização, os materiais naturais são escolhidos previamente, incluindo a cor e a textura do resultado final que se pretende. A espessura padrão da pedra sinterizada é de 12mm mas pode variar de acordo com o produtor, indo dos 3mm aos 20mm. Aqui está a sua versatilidade, novamente provada.

casa de banho em pedra
Pexels

Optar por pedras naturais

Escolher usar pedra natural em projetos de construção e design de bancadas e pisos pode ser uma excelente escolha com muitos benefícios, tal como a pedra sinterizada.

A parte estética é uma das razões que nos fazem optar pelas pedras naturais. Elas cativam com a sua autenticidade e beleza atemporal. A ardósia, o granito, o mármore ou o calcário possuem uma beleza única, natural, que nos traz uma sensação de luxo e elegância que nunca passa de moda. 

Sabemos que a pedra sinterizada tem muito mais variedade de cores e texturas do que as pedras naturais, mas isso não significa que não haja por onde escolher. Cada pedra natural possui uma panóplia de nuances e características únicas que podem dar o toque que faltava ao design da tua cozinha.

pedra
Pexels

A sua durabilidade também é de ser em conta, assim como a sua resistência. Elas aguentam, tal como a pedra sinterizada, o desgaste diário e o uso intenso, durante muito tempo, sem perder a integridade ou o encanto. Resistem também a grandes temperaturas de calor e ao fogo, o que traz segurança em casa, e tendem a manter uma temperatura constante tanto no verão como no inverno, o que oferece um clima e ambiente mais confortável em casa.

Também podem ser usadas de muitíssima formas, tanto em pisos, bancadas, casas de banho, revestimentos de parede, fachadas de edifícios… E talvez o aspeto mais importante, estas pedras são amigas do ambiente. Não exigem processos industriais que nunca mais acabam e a sua extração tem um impacto ambiental mais reduzido. O planeta vem primeiro.

cozinha em pedra
Pexels

Em contrapartida, as pedras naturais são mais caras do que o que é criado com materiais sintéticos e apesar de duráveis, podem exigir uma certa manutenção periódica no reforço dos selantes ou vedação de certas partes de forma a impedir a penetração de humidade.

No final de contas, a escolha dos designers é a pedra sinterizada, que é muito mais adaptável, mais acessível, mais leve, prática e plurivalente. Ambas as pedras têm as suas vantagens e desvantagens, e ambas formam cozinhas e casa espetaculares.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta