Tudo é válido para criar ilusões de visualização, que nos permitem sonhar elevando espaços que, do nada, se podem tornar únicos.
Comentários: 0
decorar as paredes
Foto de Uliana Kopanytsia no Unsplash

O lar de cada um não é um ambiente qualquer, é um refúgio. Embora deva proporcionar todo o conforto e bem-estar a quem nele habita, muitas vezes a sua envolvente, o tipo de construção, as cores e a disposição dos móveis nem sempre ajudam a que isso aconteça. Na maioria das vezes, não é preciso grandes obras para atingirmos esse objetivo e um simples toque de decoração pode fazer toda a diferença.

E hoje vamos descobrir autênticas obras de arte que se podem fazer nas paredes. Lisos, texturas, espelhados, pedras, madeiras ou flores, saliências ou reentrâncias e, sobretudo, jogos de luz. Tudo é válido para criar ilusões de visualização, que nos permitem sonhar elevando espaços que, do nada, se podem tornar em recantos únicos. Utilizando todo o tipo materiais e dando um amplo uso aos mesmos, hoje em dia, já quase tudo é possível, tal como explica a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, neste artigo preparado para o idealista/news.

Tintas

Para dar um simples toque nas paredes interiores existem no mercado tintas que dão um estilo moderno e sofisticado, e que não só personalizam como fornecem resistências e acabamentos variados às superfícies. Do mate ao brilho em todo o tipo de cores, do cru ao fluorescente, passando pelas velaturas a imitar madeiras ou empedrado, até aos metalizados, com purpurinas ou recriação de ardósias para aplicação de giz e que podem ser escritas e apagadas sem que sejam danificadas. É o método mais simples e que menos espaço ocupa ao revestir uma parede. É também por isso das soluções de menor duração, em que o tempo médio sem intervenções ronda os 10 anos.    

pintar paredes
Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Massas

Existem massas de revestimento, desde o tão procurado microcimento a outras soluções com efeitos mais originais, que de forma simples chegam a resultados surpreendentes. São normalmente processos mais morosos de aplicação e com tempos de secagem pré-exigidos, mas que face aos resultados obtidos, são de extrema rapidez.

Cimento queimado, efeito envelhecido e desbotado não são atualmente sinónimo de abandono. Passou a ser até uma tendência que pode ser feita através do recorrer de massas ou ao uso de materiais aplicados ou reutilizados e de forma artesanal. Estas soluções têm-se tornado sinónimo de charme e sofisticação em muitos ambientes, nomeadamente em espaços públicos.

Papel e PVC's

Este é conhecido como o “querido” do design de interiores, seja ele de padrão exuberante ou mais contido, a base de papel, tecido ou vinílico, com aplicações em fibra de vidro ou veludo, podem ser a escolha mais certada e valorizam todo o tipo de ambiente, inclusive em zonas não húmidas de cozinhas e WC's. Nestes casos, as soluções plastificadas são a melhor opção por serem zonas mais expostas e por isso mais fáceis de limpar. Em rolos ou em placas, cada solução é aplicada de acordo com o seu objetivo e com o fim a que se destina. Criam imensas ilusões de imitação de outros materiais e é uma solução muito rápida, de aplicação limpa e resultado imediato. É a solução de tempo de utilização/ durabilidade mais curta.

papel de parede
Foto de Dan Gold no Unsplash

Pedra, tijolo ou cerâmica

Frio e áspero, duro ou aveludado, elegante e luxuoso, quente e sensual, mais retilíneo ou tridimensional, são os efeitos visuais autênticos que conseguimos exprimir com estes materiais em diversos ambientes. A sua aceitação advém da nossa cultura e porque desde cedo utilizámos materiais duráveis como técnica construtiva a adotar.     

renovar paredes
Foto de Sidekix Media no Unsplash

Vidros e espelhados

Amplitude de espaço, reflexos, brilhos ou transparências são os motivos que nos remetem para estes materiais e que, no local certo, originam ilusões gigantes e fenomenais. Não é dos materiais mais económicos e é um material que exige muita manutenção de limpeza.

Madeira e seus derivados

Material natural e duradouro de inúmeras vantagens, usado como isolamento, revestimento ou simples embelezamento. Ambientes com apontamentos de madeira apresentam uma tendência de design que traz aconchego, sofisticação e personalidade a decoração. É um material contemporâneo, disponível em diversas opções, que além de fácil, é de rápida instalação. Não temos dúvidas em dizer que a madeira é o material mais nobre de utilização, seja em que ambiente for, e daí a necessidade de quase todos os restantes materiais terem criado soluções para o imitar.

Luz

Em todas as soluções a iluminação fará sempre a diferença. Em focos, em réguas ou em candeeiros, direta ou indiretamente, este é o elemento que fará sempre destacar a sua necessidade ou a falta dele. Arriscamos dizer que o mesmo ambiente pode ter dois cenários diferentes, conforme o destaque de luz que lhe queira dar.

iluminação
Foto de Vera Sh no Unsplash

Flores

Esta é uma tendência recente, mas que veio para ficar, dada a sua proximidade com o ambiente um dos temas chave da atualidade. A criação de paredes verticais revestidas a flores, naturais ou artificiais, vieram sem dúvida para dar vida própria a qualquer espaço.

*Este artigo contou com o apoio técnico da unidade Querida Ana Amaro, com posicionamento em Torres Vedras

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta