Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento de casas

Últimas notícias sobre "Arrendamento de casas" publicadas em idealista.pt/news

Proposta do OE2021 sobre mais-valias no AL “resolve um problema, mas cria outro igual”, diz ALEP

A fórmula apresentada na proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) para corrigir o problema da mais-valias - que tem vindo a impedir a saída de muitos proprietários do Alojamento Local (AL) - pode complicar “ainda mais” o problema que existe no setor, já que contempla o pagamento de um novo imposto, “uma espécie de imposto patrimonial retroativo para quem retirar um imóvel do AL”. O alerta é dado pela Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), que considera que a proposta, não sendo alterada no debate na especialidade, irá também prejudicar os programas de migração do AL para o arrendamento “tradicional”.

Notícia sobre:

Lei de Bases da Habitação: primeiro decreto-lei já foi publicado em Diário da República

O primeiro decreto-lei que regulamenta a Lei de Bases da Habitação foi publicado em Diário da República, adaptando os programas 1.º Direito, Porta de Entrada e de Arrendamento Acessível, bem como a orgânica do Instituto da Habitação. O diploma, que entra em vigor no dia 2 de novembro de 2020 – com exceção das adaptações do Programa de Arrendamento Acessível (PAA), que apenas são aplicadas 90 dias após a publicação, ou seja, no fim de dezembro –, surge um ano depois da entrada em vigor da lei de bases, adequando a esta legislação aos instrumentos da denominada Nova Geração de Políticas de Habitação.

Notícia sobre:

Airbnb proíbe festas em alojamentos em todo o mundo e limita ocupação máxima a 16 pessoas

A Airbnb - plataforma online de arrendamento temporário - decidiu proibir a realização de festas nos alojamentos que gere em todo o mundo e estipulou uma ocupação máxima de 16 hóspedes por casa. A medida, que pretende mitigar e evitar o contágio pelo novo coronavírus, permanecerá em vigor por tempo indeterminado até novo aviso. 

Notícia sobre:

Alojamento Local ganha força e “aperta o cerco” à hotelaria

O Alojamento Local (AL) parece estar a “roubar” hóspedes ao setor hoteleiro, pelo menos a ver pelos números revelados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em causa estão dados preliminares relativos ao ano de 2019.

Notícia sobre:

Primeiro estudo sobre Alojamento Local no Algarve apresentado amanhã

O fenómeno do Alojamento Local (AL) ganhou asas em Portugal, ao mesmo tempo que fez (e faz) correr muita tinta, sendo sempre um tema polémico, nomeadamente entre proprietários e inquilinos. Esta quinta-feira (5 de dezembro de 2019) são conhecidos os resultados do primeiro estudo sobre AL no Algarve.

Notícia sobre:

Rendas das casas continuam a subir em Lisboa e Porto, mas a um ritmo menor

Os valores das rendas nas duas principais cidades do país começam a dar sinais de abrandamento. O segundo trimestre do ano veio confirmar essa tendência. Depois das fortes subidas ao longo dos últimos anos, Lisboa e Porto registaram aumentos abaixo da média nacional,.

Notícia sobre:

Rendas de longa duração: Fisco pode exigir IRS de volta 20 anos depois

A Autoridade Tributária poderá exigir a um senhorio, mesmo passados 20 anos, o IRS que este deixou de suportar por ter assinado um contrato de arrendamento de longa duração que, por sua iniciativa, não foi levado até ao fim.

Notícia sobre:

Grandes avenidas de Lisboa fora do limite dos 25% no alojamento local

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) suspendeu as autorizações de novos registos de Alojamento Local (AL) em cinco bairros históricos de Lisboa, situados nas chamadas zonas de contenção. Sabe-se agora que a quota limite de 25% - critério para definir estas zonas – poderá não ser aplicada a todas as áreas. De fora, por exemplo, poderão ficar as grandes avenidas da cidade.

Notícia sobre:

Registos crescem 5 vezes em 4 anos para mais de 77 mil unidades de AL

O Alojamento Local (AL) cresceu cinco vezes nos últimos quatro anos, aumentando de 14 mil registos em 2014 para mais de 77 mil unidades este ano, segundo os dados do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL). A corrida aos novos registos é vista, ainda assim, como uma reação à mudança de regras, mas que não reflete um real aumento da oferta.

Notícia sobre:
Gtres

Arrendar quarto em Portugal custa em média 254 euros por mês, mais 6,7% que há um ano

A procura por quartos para arrendar em Portugal disparou no último ano, tendo o número de pesquisas realizadas duplicado. A acompanhar este crescimento estão os preços, já que arrendar um quarto custa em agosto deste ano, em média, 254 euros, mais 6,7% que no mesmo mês de 2017. Em causa estão dados do relatório anual de arrendamento de quartos realizado pelo idealista. 

Notícia sobre: