Alojamento Local

Seguro obrigatório põe 45 mil alojamentos locais em risco

O processo de registo do seguro de responsabilidade civil dos alojamentos locais deverá estar concluído até ao verão de 2026 e poderá resultar no cancelamento de cerca de 45 mil espaços em todo o país, estimou o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda. Na região do Oeste, cerca de 2.600 alojamentos locais já estão em risco por falta de submissão do seguro, enquanto em Lisboa mais de um terço dos registos poderá ser cancelado.
Hong Kong

Mercado de arrendamento de luxo recupera no segundo trimestre

Depois de um crescimento de 3% nos primeiros três meses deste ano, o mercado global de arrendamento de luxo volta a registar uma recuperação sólida no segundo trimestre, com uma subida média anual de 3,5%.De acordo com o relatório Prime Rental Index, que acompanha a evolução das rendas em 16 cidades

Hospitalidade e luxo: “Setor está vivo, mas exige mais profissionalismo”

A LovelyStay, empresa portuguesa especializada na gestão de Alojamento Local (AL) e empreendimentos turísticos – está integrada no Ando Living Group, um grupo nacional e europeu com forte presença na hospitalidade e investimento imobiliário –, celebrou recentemente uma década de operação, tendo sido fundada em 2015. Em entrevista ao idealista/news, Miguel Marinho Soares faz uma viagem ao passado e presente da empresa, e do mercado. Sobre o futuro, o Head of Portugal da LovelyStay destaca: “O setor está vivo e com procura, mas exige cada vez mais profissionalismo”.
Arrendamento de curta duração

Arrendamento de curta duração: oferta está em máximos e preços em alta

Há quem arrende casa em Portugal para passar apenas alguns meses a trabalhar, a estudar ou a explorar pontos turísticos. Falamos do arrendamento de curta duração, que tem ganho cada vez mais expressão no nosso país. Isto porque a oferta de casas para arrendar neste regime está em máximos dos últimos anos e o interesse continua em alta, num mercado complementar ao Alojamento Local e até ao arrendamento habitacional de longa duração, tal como mostram os dados do idealista, editor deste boletim.
Registos de Alojamento Local em Portugal

Alojamento Local em queda: novos registos recuam 64% num ano

Entre 1 de janeiro e 26 de julho de 2024, foram pedidas 4.146 novas licenças de Alojamento Local (AL) em Portugal, menos 64% face ao mesmo período de 2023. Os dados do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL) mostram, de resto, que é preciso recuar uma década para encontrar um número inferior de novas propriedades registadas nesta linha temporal. 
Fernando Batista

“IA pode tornar o setor imobiliário mais eficiente e transparente”

“A Inteligência Artificial (IA) pode tornar o setor imobiliário mais eficiente e transparente”. A afirmação é de Fernando Batista, presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), durante a sua intervenção na segunda edição da Convenção APEMIP Imocionate 2024, que decorreu esta quinta-feira (4 de julho de 2024) no Centro Cultural de Belém (CCC).
Alojamento Local

Nasceram 41 hotéis no centro de Lisboa quando o AL estava limitado 

Em quatro anos, entre 2020 e 2023, registaram-se e abriram 71 empreendimentos turísticos (52 hotéis, 16 apartamentos turísticos, dois empreendimentos de turismo de habitação e uma pousada) no município de Lisboa. Destes, 41 hóteis localizam-se na zona de contenção absoluta de Alojamento Local (AL). Isto num período marcado por regras apertadas ao registo de novas unidades de AL.
Alojamento Local

Alojamento Local: aprovada revogação da contribuição extraordinária

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira (21 de junho de 2024) a proposta de lei que permite ao Governo revogar a Contribuição Extraordinária sobre o Alojamento Local (CEAL), com os votos favoráveis dos partidos à direita e contra da esquerda. Uma medida que trará “um grande alívio para os operadores”, adianta a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP).
Arrendar casa em Portugal

Arrendamento temporário: oferta de casas dispara 36% num ano

O mercado de arrendamento em Portugal está a começar a sentir os impactos do Mais Habitação por via do aumento da oferta de habitação disponível no final de 2023. E os seus efeitos parecem não ficar por aqui: também se está a assistir a um aumento anual de 36% na oferta de arrendamentos temporários (de 1 a 11 meses), sugerindo ser uma alternativa ao Alojamento Local, que ficou bem mais restritivo. Contas feitas, a quota de mercado do arrendamento de curta duração atingiu os 10% no último trimestre de 2023, segundo um estudo realizado pelo idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.
Alojamento Local em Portugal

Alojamento Local: medidas do Mais Habitação reclamadas em Bruxelas

A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) apresentou esta quarta-feira (7 de fevereiro de 2024) em Bruxelas uma nova reclamação oficial contra as medidas do Mais Habitação, com impacto no Alojamento Local (AL). Em 2023, recorde-se, a associação já tinha enviado uma reclamação preliminar à Comissão Europeia (CE), antes da entrada em vigor das medidas do programa do Governo. 
Alojamentos locais em Portugal

40% das declarações de AL por entregar - ALEP pede prudência às autarquias

O prolongamento do prazo para a entrega de comprovativos de atividade de Alojamento Local (AL) em Portugal – passou de dia 7 para dia 13 de dezembro – trouxe “algum alívio” para os titulares de AL, revelou a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) em comunicado. Este foi, no entanto, “um processo (…) mal concebido, resultando em inúmeros outros constrangimentos que devem ser tidos em consideração, numa altura em que, de um total de 120 mil registos de AL no RNAL - Registo Nacional de Alojamento Local, 45 mil não enviou o comprovativo”, acrescenta, apelando “ao bom senso e flexibilidade” das autarquias “para evitar cancelamentos de registos indevidos ou injustificados”. 

Arranca em Portugal a "1ª plataforma residencial polivalente na Europa”

Chama-e Joivy e é definida como sendo “a primeira plataforma residencial polivalente na Europa que combina soluções residenciais de longo e curto prazo com uma ampla gama de serviços para proprietários e investidores”. Serviços esses que abrangem a gestão integral de ativos, serviços de design e construção e apoio a investimentos imobiliários, por exemplo. 
Arrendamento de curta duração

Alojamento Local com novas regras na UE em prol da transparência

A União Europeia (UE) mostra-se atenta ao negócio do Alojamento Local (AL), tendo anunciado que o Conselho da UE e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório que visa trazer mais transparência ao arrendamento turístico de curta duração. Em causa está um projeto de regulamento relacionado com a recolha e partilha de dados neste tipo de serviços.