
CML converte prédio municipal em Arroios em arrendamento acessível
O edifício municipal da Rua Marques da Silva, em Arroios, que foi palco de uma ocupação por ativistas em 2017, será alvo de obras de reabilitação e vai integrar a bolsa de habitação de renda acessível da Câmara de Lisboa. A autarquia prevê que os primeiros inquilinos entrem em 2028, após a criação de seis apartamentos totalmente reabilitados. O prédio encontra-se desocupado desde 2015 e é um dos 42 imóveis municipais identificados pela Carta Municipal de Habitação de Lisboa.
Há mais de mil candidatos a 10 casas para arrendar da Câmara de Lisboa
Para responder às necessidades de falta de habitação existente na capital, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) criou os programas Renda Acessível e Renda Convencionada – o primeiro ainda não arrancou e o segundo, em de três anos, ainda só atribuiu, por concurso, 207 habitações, às quais concorreram 4.768 candidatos.
Senhorios vão ser aliciados por benefícios para arrendar casas a valores mais baixos
A lei do arrendamento está em vias de voltar a mudar. O Governo está a trabalhar para criar um regime que incentive os proprietários a arrendar casas privadas a "preços sociais", ou seja mais baixos. A atribuição de benefícios fiscais ou seguros de renda são duas das hipóteses em cima da mesa. O objetivo do Executivo é dar uma solução às famílias da classe média e média baixa que não tendo acesso a habitação social, também não podem pagar o valor de mercado de uma renda.
Habitação social: Guarda coloca 23 casas no mercado para arrendamento
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Câmara Municipal da Guarda vão disponibilizar 23 habitações destinadas ao mercado social do arrendamento, com rendas entre os 175 e os 250 euros.

Gaia: câmara aposta em programas de apoio ao arrendamento social
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, quer apostar em programas de apoio ao arrendamento social, até porque a lista de espera por uma habitação social no município ronda as duas mil famílias.Segundo o autarca, há no concelho cerca de 100 apartamentos de

Habitação social: PCP quer suspender aumento de rendas por dois anos
O PCP voltou a pedir a suspensão, por dois anos, dos aumentos das rendas de habitação social e a reavaliação do seu regime legal através de um projeto de lei, que será discutido esta sexta-feira (dia24).

Câmara de Valongo entrega casas a famílias carenciadas
A Câmara Municipal de Valongo entregou, dia 23, casas de arrendamento social a seis famílias carenciadas do concelho.

ine: cinco mil casas de habitação social estão vazias (gráficos)
o instituto nacional de estatística (ine) divulgou esta quarta-feira um retrato do parque de habitação social em portugal e revela que perto de cinco mil casas de habitação social estão vagas no país e que a região de lisboa é de longe a que tem mais fogos nestas condições, representando quase metad

lei da habitação social preocupa vereadora da câmara de lisboa
helena roseta, vereadora da habitação da câmara municipal de lisboa, disse estar "muito preocupada" com a nova lei da habitação social, que está a ser preparada pelo governo através do instituto da habitação e reabilitação urbana (ihru). “cuidado com a lei da renda apoiada.

ihru terá “saúde financeira” em 2015
o presidente do instituto da habitação e reabilitação urbana (ihru), vítor reis, considera que o organismo que lidera vai ter “saúde financeira” em 2015, depois de ter estado perto de uma ruptura de tesouraria em 2012.

mais de mil casas com rendas acessíveis estarão disponíveis na internet este mês
até ao final do mês ficará on-line e pronto a ser utilizado um site no qual estarão disponíveis mais de mil casas (1.080) destinadas ao mercado social de arrendamento, provenientes das carteiras de sete bancos e do instituto da habitação e da reabilitação urbana (ihru).

governo põe no mercado 1.184 casas com rendas 30% mais baratas
o governo pretende arrancar com o “mercado social de arrendamento” até ao final do primeiro trimestre do ano, estimando colocar no mercado 1.184 imóveis com rendas 30% mais baixas que os preços de referência.

Casas penhoradas pela banca serão disponibilizadas para rendas sociais
Algumas das casas entregues aos bancos, porque as famílias ou os construtores não conseguem pagar os respectivos empréstimos, devem ser disponibilizadas no mercado social de arrendamento, com rendas abaixo dos valores praticados no mercado normal.