O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Câmara Municipal da Guarda vão disponibilizar 23 habitações destinadas ao mercado social do arrendamento, com rendas entre os 175 e os 250 euros.
A Lusa explica que as habitações são de tipologia T1 (cinco), T2 (10) e T3 (oito) e visam "dar resposta às necessidades de habitação das famílias que não encontram resposta no mercado livre de arrendamento", fazendo parte do Empreendimento Monte Miranda, um projeto do arquiteto Siza Viera edificado pela Cooperativa Casa Jovem, que declarou insolvência.
Ontem o presidente do IHRU, Vítor Reis, anunciou que as habitações estão já disponíveis no mercado social de arrendamento.
Segundo o responsável, citado pela agência de notícias, o IHRU irá investir mais de 78 mil euros em obras, que estarão concluídas até final de agosto, para que as casas, localizadas no Bairro do Pinheiro, fiquem "em condições" para acolherem os arrendatários a partir do mês de setembro.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, adiantou, também referido pela Lusa, que a autarquia também tem para disponibilizar 10 casas (oito T3 e dois T2), "as chamadas casas do [programa] Polis", que foram construídas há seis/sete anos, mas só tomará uma decisão em setembro, depois de avaliar aquilo que "o mercado social de arrendamento vai dizer" em relação às 23 do IHRU.
Álvaro Amaro adiantou que as 10 habitações, localizadas na zona do Rio Diz, não serão destinadas "à chamada habitação social" porque a autarquia está a "pensar noutras soluções a prazo".
Mercado social do arrendamento é um "sucesso"
O secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Neto, que presidiu à cerimónia, referiu que as 23 casas do IHRU hoje disponibilizadas "permitem dar uma resposta às necessidades do mercado".
Miguel Neto disse aos jornalistas, de acordo com Lusa, que o mercado social do arrendamento "tem vindo a ser um sucesso inquestionável".
"Tendo estabelecido como meta, até 2013, dois mil fogos, nós, hoje, já temos quase o dobro dos fogos disponibilizados neste mercado", referiu.
Para poder comentar deves entrar na tua conta