Se procuras arrendar casas em Espanha, por um período prolongado ou para férias, aqui tens todas as notícias e informações sobre apartamentos e moradias nas cidades espanholas, publicadas em idealista.pt/news.

Mudanças à vista na habitação em Espanha

Nova da Lei da Habitação em Espanha vai avançar com limites às rendas

O setor da habitação está em ebulição também em Espanha, à semelhança do que acontece em Portugal. Há agora, pela primeira vez no país vizinho, uma Lei da Habitação, que incide sobretudo no mercado de arrendamento. Passa a haver um limite ao aumento das rendas este ano, também de 2%, como em Portugal, e os novos contratos de arrendamento em áreas de maior stress serão regulados e limitados, dependendo do tipo de contrato e do imóvel. Estas são algumas das medidas contempladas na nova lei, que estipula também a criação de um novo índice para a atualização de rendas, que não tenha em conta o Índice de Preços no consumidor (IPC), que mede a taxa de inflação. 
Limites às rendas em Espanha

Parlamento espanhol chumba limites ao arrendamento

O Parlamento das ilhas Baleares, em Espanha, apresentou um projeto de lei que propõe dar mais poderes às comunidades autónomas em matéria de regulação do arrendamento urbano. A ideia é que estas comunidades pudessem impor um limite nos preços das casas para arrendar em zonas de alta pressão urbanística. Mas o diploma acabou chumbado no plenário do Congresso espanhol, com 270 votos contra, quatro abstenções e 71 votos a favor. Explicamos o que está em causa.

Viver numa casa sem comprá-la ou arrendá-la? Em Espanha já é possível...

Nem tudo na vida é comprar ou arrendar. Há outras formas de aceder legalmente a uma casa, como através do ainda pouco conhecido "direito de uso". Trata-se de um modelo habitacional mais acessível que está amplamente desenvolvido nos países nórdicos e que em Espanha começa timidamente a desenvolver-se, tal como conta o idealista/news nesta reportagem feita em Barcelona e que está a ser viral nas redes sociais no país vizinho.