Comentários: 0
Afinal, paga-se (ou não) por levantar dinheiro no multibanco? BdP responde
GTRES

A primeira resposta é esta: não, não se paga por levantar dinheiro nas caixas automáticas – é proibido aos bancos cobrar comissões nestas operações. Mas atenção, apenas é proibido se os levantamentos forem feitos através de um cartão de débito. Se for a crédito, o cenário é outro. Ainda te restam dúvidas? O Banco de Portugal (BdP) explica tudo. 

O regulador começa por esclarecer que, em Portugal, as instituições de crédito estão proibidas de cobrar comissões pelos levantamentos nas caixas automáticas. No entanto, “se o levantamento for feito a crédito, pode estar sujeito ao pagamento de comissões associadas à concessão de crédito e, eventualmente, de juros”, avisa o BdP. Tudo depende do tipo de cartões. E há vários:

  • Se o teu cartão for apenas um cartão de débito, podes fazer levantamentos de numerário em Portugal, independente da rede a que essa caixa automática pertença, sem ter de pagar comissões por esse levantamento. Por norma, são cartões de débito aqueles que integram apenas uma ou mais das seguintes marcas: MB, Visa Electron e Maestro. 
  • Se o teu cartão for um cartão de crédito, quando fazes um levantamento de numerário estás, na verdade, a fazer um crédito. O levantamento de dinheiro a crédito (também chamado cash advance) implica o pagamento de comissões (geralmente, um valor fixo por operação e uma percentagem sobre o montante disponibilizado) e, eventualmente, de juros. Habitualmente, os cartões de crédito integram uma das seguintes marcas: Visa, Mastercard ou Amex.

E se o cartão for misto?

Caso tenhas um cartão misto, que tanto funciona a débito como a crédito, tens de ter atenção no momento da operação. Para não pagares comissões terás de selecionar a opção de levantamento a débito.

O BdP aconselha todas as pessoas a pedir informações ao banco, caso não estejam certas das características do cartão e dos custos associados aos levantamentos a crédito.

“Verifica sempre o teu cartão. Se for um cartão de débito, não te podem cobrar comissões por levantar dinheiro nas caixas automáticas. Se o cartão permitir levantamentos a crédito, podem ser-te exigidas comissões por essas operações”, remata a entidade liderada por Carlos Costa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta