Provalvemente já te deste conta que ao longo dos últimos anos tens mais dificuldade em encontrar um multibanco de um banco perto de ti. Acontece que, com a crise e a forçada reestruturação da banca nacional, os bancos reduziram o número de caixas automáticas da rede para levantar dinheiro (ATM na sigla inglesa) em Portugal.
Em três anos, o país ficou sem 1210 caixas automáticas da rede Multibanco, escreve o Público, com base em dados da SIBS, dona da marca Multibanco. De 14.126 em 2010, a rede passou a ser composta por 12.701 caixas em 2014, tendo a queda começado a registar-se em 2011, o ano em que Portugal assinou o memorando de entendimento com a troika.
No relatório e contas de 2014, divulgado esta semana e citado pelo jornal, a SIBS detalha que o “processo de desalavancagem a que os bancos nacionais estiveram sujeitos - quer por via da sua situação financeira e de mercado, quer por imposição dos programas de recapitalização a que alguns recorreram - teve como consequência uma diminuição global no número de agências bancárias, o que impactou negativamente o número de Caixas Automáticos da rede Multibanco”. A redução face a 2013 foi de cerca de 2%.
Hoje em dia, diz ainda o jornal, há mais ATM disponíveis fora das instituições bancárias. Do parque atual, 52% estão localizadas em supermercados, restaurantes, estabelecimentos comerciais ou gasolineiras (51% em 2013). Os bancos têm 48% das ATM do país (49% no ano anterior).
Apesar da redução, em 2014 o número de transações efetuadas cresceu ligeiramente (0,2%) para 894 milhões. E o volume global transacionado aumentou 8% para quase 60 mil milhões de euros. A maioria das operações feitas nestas estruturas são levantamentos (48%). Os portugueses também usam as ATM para consultar saldos e movimentos (32%) ou pagar serviços e compras (7%).
Para poder comentar deves entrar na tua conta