Portugal abaixo da média da UE no número de alunos por professor no ensino primário
Em 2019, Portugal tinha, em média, 12,3 alunos por professor no ensino primário, menos que no ano anterior (12,4). Trata-se de um valor mais baixo que o registado na média da União Europeia (UE): 13,5, alunos. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Como preparar a casa para ser uma escola em caso de novo confinamento
A Covid-19 veio alterar a forma como trabalhamos, estudamos e convivemos em sociedade, e é necessário que nos adaptemos a esta “nova realidade” da melhor forma possível.
Cuidados a ter com a Covid-19 no regresso às aulas: dicas para alunos e pais (e para todos)
O regresso às aulas será este ano diferente. Precaução e prevenção são palavras de ordem no arraque de mais um ano letivo, tudo por causa da Covid-19. Perante este contexto, e de forma a evitar uma indesejada segunda vaga da pandemia, há um conjunto de cuidados a ter em conta por parte de alunos e pais. E, a bem da verdade, por parte de todas as pessoas.
Celebrar o Dia Mundial da Criança em tempos de Covid-19... com a ajuda da tecnologia
Celebra-se esta segunda-feira (1 de junho de 2020) o Dia Mundial da Criança. Uma efeméride que este ano será festejada de forma diferente por muitas pessoas, devido à pandemia do novo coronavírus. Em tempos de aulas online, de videochamadas por Zoom e de telescola, tecnologia e acesso à internet passaram a ser palavras de ordem.
Eventos em livestream com realidade aumentada: chega a revolução às conferências online
Palestras, conferências, formações, cursos, aulas e até museus virtuais. A pandemia veio mudar a forma como comunicamos e trabalhamos, e o online passou a ser o braço direito de muitas empresas.
RX ao perfil dos professores na UE e em Portugal
Em 2017, havia 5,8 milhões de professores do ensino básico ao secundário na UE, sendo que 4,2 milhões eram mulheres (72%). No caso de Portugal, havia quase 132 mil professores há dois anos, dos quais 70% eram mulheres.
Ano escolar arranca hoje: Guia das despesas de educação que podes abater no IRS
As aulas começam hoje para a maioria dos alunos portugueses. O que quer dizer que, por esta altura, a maioria dos pais já abriu os “cordões à bolsa”. E é importante agora perceber quais as despesas de educação que podem ser deduzidas no IRS e classificá-las corretamente no e-fatura. Mostramos-te algumas regras às quais deves estar atento.
Famílias vão gastar 487 euros em material escolar, mais 88 que no ano passado
As famílias portuguesas contam gastar este ano, em média, 487 euros em material escolar, mais 88 euros que no ano passado e mais 32 euros que em 2016. Em causa estão dados que constam num inquérito realizado pelo Observador Cetelem.
Regresso às aulas mais fácil com estas dicas de poupança e segurança
Com o arranque do ano letivo, regressam as dores de cabeça para muitos pais. Para facilitar o processo, a Direção-Geral do Consumidor renovou a brochura que todos os anos prepara dedicada ao “Regresso às aulas em segurança”. O objetivo é alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos, agora que é hora de voltar a pôr a mochila às costas.
professores nos centros de emprego aumentam 44% face a 2012
os professores voltam a ser o grupo em que se registou, no final de julho, o maior aumento de desempregados inscritos nos centros de emprego. situação que se verifica pelo quarto ano consecutivo.
inquérito: concordas com a greve dos professores?
o idealista.pt quer saber a opinião dos fãs no facebook, por isso abriu um inquérito na sua página, na qual todos os fãs do idealista podem deixar a sua opinião.
ano lectivo arranca com novas regras para escolas, pais e alunos
o novo ano lectivo arranca oficialmente nesta segunda-feira mas as escolas podem optar por dar arranque às aulas até quinta-feira, dia 14 de setembro.
mais de 13 mil profesores colocados não vão dar aulas
no próximo ano letivo, 13.306 professores de quadro deverão ficar nas suas escolas sem horário letivo. no ano passado, eram 3.480. as orientações dadas às escolas permitiram repescar 1.548 docentes.
regresso às aulas custa 500 euros
este ano, as famílias portuguesas vão gastar em média 500 euros no regresso às aulas e os hipermercados serão o local preferido para a compra do material escolar, revela o diário económico (de), citando o estudo anual do observatório cetelem 2011.