Comentários: 0
Cuidados a ter com a Covid-19 no regresso às aulas: dicas para alunos e pais (e para todos)
Nikhita S on Unsplash

O regresso às aulas será este ano diferente. Precaução e prevenção são palavras de ordem no arraque de mais um ano letivo, tudo por causa da Covid-19. Perante este contexto, e de forma a evitar uma indesejada segunda vaga da pandemia, há um conjunto de cuidados a ter em conta por parte de alunos e pais. E, a bem da verdade, por parte de todas as pessoas.

Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este assunto.

Estamos em pleno regresso às aulas, mas este é um ano letivo atípico. A segurança dos mais jovens (e de todos os cidadãos) assume um papel ainda mais importante. Temos de tomar precauções reforçadas, apoiar e explicar às crianças e jovens que a prevenção é a única arma de que dispomos para evitar uma segunda vaga da Covid-19.

A segurança deve começar logo no percurso para a escola. Além dos cuidados relacionados com a segurança rodoviária, há que explicar que o uso de máscara nos transportes públicos é obrigatório e que se deve manter a distância social de dois metros, independentemente do trajeto ou do transporte utilizado (bicicleta inclusivamente).

É também importante que passes a mensagem de que se deve evitar as zonas com concentrações de pessoas.

Trazer sempre na mochila um frasco de gel desinfetante deve passar a ser uma rotina, é parte do material escolar. Devemos ensinar e incentivar os jovens a desinfetar as mãos assim que ocupem o seu lugar nos transportes públicos ou escolares e logo que saiam desse transporte.  

Assim que entrem na escola, lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão tem de ser o passo seguinte e deve ser também encarado como uma rotina obrigatória.

Evitar brincadeiras de contacto físico ou proximidade no recreio não será fácil, mas os mais pequenos apreendem facilmente novos conceitos como não empurrar, aguardar pela vez, não tocar na cara, abraçar ou beijar as outras crianças. Explicar o porquê destas regras é fundamental para que sejam cumpridas pelos jovens. 

Os alunos, particularmente os mais velhos, poderão ser incumbidos de auxiliar na limpeza e desinfeção dos espaços. Deves preparar o(s) filho(s) para a eventualidade de ter de o fazer, de forma rotineira. 

Se o teu filho ou alguém da tua família apresentar sinais da Covid-19, fiquem em casa, contactem o SNS24 (808 242424) e sigam as indicações dos profissionais de saúde.

Bom regresso às aulas. Salvaguarda-te e salvaguarda os outros. 

*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 e/ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade