Isenção de IMI e IMT na Lourinhã

Câmara da Lourinhã isenta de IMI e IMT imóveis reabilitados

A Câmara da Lourinhã vai isentar do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) total ou parcial casas que sejam reabilitadas, segundo um regulamento aprovado esta quarta-feira (26 de julho de 2023).
Terrenos rústicos sem uso e onde podem nascer casas pagam mais IMI

Terrenos rústicos sem uso e onde podem nascer casas vão pagar mais IMI

Os imóveis rústicos aos quais não esteja a ser dado qualquer uso, e que tenham capacidade construtiva, encontrando-se em perímetro urbano, vão passar a pagar mais Imposto Municipal de Imóveis (IMI), sendo esta uma das medidas contempladas no programa Mais Habitação, aprovado esta quinta-feira (30 de março de 2023) em Conselho de Ministros. Significa isto que os proprietários passarão a pagar IMI urbano em vez de IMI rústico.  
Imposto Municipal sobre imóveis

Reavaliar IMI: como fazer o pedido e como solicitar online

Quem é proprietário de um imóvel tem uma série de responsabiladades financeiras todos os anos, nomeadamente o pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). O valor de pagamento deste imposto pode ser diminuido, através da sua reavaliação. E como é que o podem fazer? Explicamos tudo neste artigo.
IMI

Preço por m2 para efeitos de IMI sobe 25 euros em 2023 para 665 euros

O preço por metro quadrado (m2) para efeitos do IMI e da avaliação fiscal dos imóveis vai aumentar 25 euros em 2023, subindo para os 665 euros, segundo uma portaria publicada em Diário da República. Em causa está o valor médio de construção por metro quadrado que em 2023 é fixado em 532 euros, adicionado de 25%, tal como define o Código do Imposto Municipal sobre os Imóveis (CIMI).
IMI 2023 por município

IMI 2023: em que municípios a taxa vai descer? E manter-se?

Com um novo ano prestes a iniciar-se, os municípios já começaram a fazer contas à vida e a tomar decisões que afetam as carteiras das famílias - as quais já estão bem pressionadas pela alta inflação que se faz sentir. Uma das decisões das autarquias prende-se precisamente com a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar no próximo ano. E sobre este ponto já se sabe que a maioria dos municípios com mais de 100 mil habitantes decidiu manter o imposto da casa e alguns apostaram mesmo numa redução da taxa. Mas há mais novidades.
Apoios à habitação em 2023

OE2023 aprovado: o que muda na habitação e imobiliário

O Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) obteve luz verde na semana passada e traz um conjunto de medidas que vão fazer diferença na vida das famílias já no próximo ano. Como? Ao congelar os preços dos passes para os transportes públicos, ao limitar a subida de rendas e das contas de energia, ao aliviar a pressão das subidas de juros no crédito habitação e ao apoiar os jovens, por via de reduções de IRS e de subsídios para o arrendamento de habitação. Mas o que muda, em concreto, na habitação e imobiliário já em 2023? O idealista/news analisou o OE2023 e explica tudo.
Prédios devolutos em Lisboa com IMI reduzido

IMI reduzido para prédios devolutos à espera de licença para obras

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira (22 de novembro de 2022) uma recomendação da Iniciativa Liberal (IL) para que a câmara proceda à suspensão automática do agravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) sobre prédios devolutos em ruínas que aguardam resposta ao pedido de licenciamento de obra.
descontos IMI

Ter filhos dá direito a descontos no IMI? Explicamos

Ter dependentes a cargo pode, efetivamente, dar descontos no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Em causa está o chamado IMI Familiar, um desconto fixo no valor do IMI, que varia em função do número de filhos. No entanto, a sua aplicação está dependente da adesão (ou não) por parte dos municípios.
OE 2016: O que muda no setor imobiliário?

OE 2016: O que muda no setor imobiliário?

O idealista/news está a publicar um dossier especial sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2016 (OE 2016) – foi entregue sexta-feira (dia 5) no Parlamento e a votação final global está agendada para dia 16 de março –, em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC). Em baixo damos a conhecer as principais mudanças previstas no setor imobiliário.
IMI: regressa a cláusula de salvaguarda

IMI: regressa a cláusula de salvaguarda

O Governo prepara-se para repor uma cláusula de salvaguarda para impedir subidas abruptas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), um regime que tinha terminado em 2015 e que regressa agora em 2016 para as famílias. Por outro lado, este imposto vai subir no caso dos imóveis de comércio, serviços e indústria.
IMI: tudo o que precisas de saber sobre o imposto da casa

IMI: tudo o que precisas de saber sobre o imposto da casa

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que começa a ser pago em abril, tem suscitado muita polémica nos últimos tempos, sobretudo porque foram feitas várias alterações no seu funcionamento. Com a chegada da Troika, as casas foram reavaliadas e o Valor Patrimonial Tributário (VPT) subiu, o que fez com que o imposto aumentasse. Mas foi posto um travão na subida, a chamada cláusula de salvaguarda do IMI, que agora termina.
Proprietários pagam mais 176 milhões de euros de IMI

Proprietários pagam mais 176 milhões de euros de IMI

Com o fim da cláusula de salvaguarda, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 2014, a pagar em 2015, vai aumentar, já que não terá as limitações que foram aplicadas em 2012 e 2013. Nesse sentido, os proprietários vão pagar ao Estado mais 176 milhões de euros em IMI no próximo ano.
IMI: aumentos em 2015 e mais famílias isentas

IMI: aumentos em 2015 e mais famílias isentas

A proposta de OE contempla novidades relativamente ao pagamento do IMI. Esgotada a cláusula geral de salvaguarda, que terminou no corrente ano, e dada a ausência de novas medidas OE sobre esta matéria, a fatura total do aumento do IMI nos prédios que foram alvo de reavaliação chega em 2015 e vai afetar uma parte significativa dos mais de cinco milhões de imóveis reavaliados entre 2011 e 2012.
Aumento do IMI deve levar a subida das rendas

Aumento do IMI deve levar a subida das rendas

A nova fatura do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deverá fazer com que os senhorios que ainda não avançaram com aumentos de renda o façam entretanto. A nova lei das rendas entrou em vigor há cerca de ano e meio – 12 de novembro de 2012 –, mas senhorios e inquilinos continuam a ter de fazer contas, isto porque já terão sido apresentados mais de 50 mil pedidos de comprovativo do RABC.