Pagar IMI em 2023

IMI tem taxa mínima em 59% dos municípios em 2023

Os municípios portugueses já divulgaram a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2023. A grande maioria decidiu manter o imposto. Contam-se 50 autarquias que vão reduzir esta taxa. E apenas duas avançaram com um aumento do IMI em 2023 (Tábua e Matosinhos). A boa notícia é que cerca de 59% dos 308 municípios vão cobrar a taxa mínima de IMI às famílias (0,3%) este ano.
Casas para famílias carenciadas em Bragança

1º Direito em Bragança: seis milhões para dar casas a 94 famílias

Mais de oito milhões de euros é quanto o município de Bragança dispõe para, nos próximos quatro anos, implementar as soluções previstas na Estratégia Local de Habitação, um investimento financiado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através do Programa 1.º Direito, em quase 6,2 milhões de euros. O objetivo passa por criar soluções habitacionais para 94 famílias, abrangendo num total de 311 pessoas já identificadas.
Habitação social no Porto

Habitação no Porto: autarquia entregou 401 casas em 2021

Há muitas famílias que vivem em casas indignas. Foram vários os pedidos de ajuda que chegaram à Câmara Municipal do Porto – mais de 1.300. E em 2021 foram entregues 401 casas a famílias na cidade Invicta. Isto quer dizer que o município entregou, em média, mais de uma casa por dia durante o ano. Mas, ainda assim, há 904 agregados familiares em lista de espera.
Hotel nas Galerias Lumière do Porto? Empresa terá de mudar projeto para poder avançar

Hotel nas Galerias Lumière do Porto? Empresa terá de mudar projeto para poder avançar

A Imocpcis – Empreendimentos Imobiliários, proprietária das Galerias Lumière no Porto, pretende reformular o espaço e instalar um hotel, no edifício dos anos 70, desenhado pelo arquiteto Magalhães Carneiro. Mas a autarquia liderada por Rui Moreira emitiu um parecer desfavorável ao Pedido de Informação Prévia (PIP), considerando “essencial” a manutenção da galeria comercial e do atravessamento que permite a ligação entre duas ruas.

Crimes em negócio imobiliário levam Mesquita Machado a ser arguido no “Caso das Convertidas”

O ex-presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, foi constituído arguido no âmbito do designado “Caso das Convertidas”, estando indiciado pelos crimes de participação económica em negócio e prevaricação. Em causa está a alegada expropriação por utilidade pública de um conjunto de imóveis adjacentes à Casa das Convertidas, na Avenida Central de Braga, por um valor superior ao que valeriam.
Deco alerta: Vou fazer obras em casa. Tenho de avisar a câmara?

Deco alerta: Vou fazer obras em casa. Tenho de avisar a câmara?

A decisão de fazer obras em casa e a obrigatoriedade, ou não, de as comunicar à autarquia é o 69º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Benfica obrigado a pagar 1,8 milhões de taxas urbanísticas

Benfica obrigado a pagar 1,8 milhões de taxas urbanísticas

A Câmara Municipal de Lisboa propôs-se isentar o Sport Lisboa e Benfica do pagamento de 1,8 milhões de euros de taxas urbanísticas. Uma decisão que cabe, no entanto, à Assembleia Municipal, onde a maioria já confessou ter “muitas reservas” e sentir-se “desconfortável” com a situação, pelo que a isenção deve ser chumbada.

Autarquias apostam na isenção de IMI para chamar empresas

As câmaras municipais têm aproveitado a margem que a lei atribui para, através da concessão de isenções e benefícios fiscais nos seus impostos, se tornarem mais atrativas. Uma estratégia que faz com que os autarcas tentem convencer empresas a instalar-se nos seus territórios.