
Há muitas famílias que vivem em casas indignas. Foram vários os pedidos de ajuda que chegaram à Câmara Municipal do Porto – mais de 1.300. E em 2021 foram entregues 401 casas a famílias na cidade Invicta. Isto quer dizer que o município entregou, em média, mais de uma casa por dia durante o ano. Mas, ainda assim, há 904 agregados familiares em lista de espera.
Antes de serem entregues aos novos inquilinos, a empresa municipal Domus Social assegurou a reforma do interior de cada habitação para garantir as “melhores condições” de habitabilidade, diz a autarquia numa nota de imprensa publicada esta quarta-feira, dia 5 de janeiro de 2021.
E onde é que se localizam? Segundo o município, a zona ocidental da cidade foi a que registou maior número de casas atribuídas, num total de 171 fogos. Depois, tanto na zona oriental como no centro do Porto foram entregues 115 casas.
Estas casas foram entregues a agregados familiares de composição diversificada, dizem ainda. E as tipologias as habitações espelham isso mesmo. A tipologia mais atribuída foi T2, com 141 habitações. A seguir estão os T1 com 137 casas entregues. Foram atribuídos às famílias 102 casas T3 e ainda 21 apartamentos de tipologia 4, descrevem no documento.

A Câmara do Porto refere ainda que, depois de um processo de reabilitação, 68 novas casas começaram a ser entregues, em junho, na zona das Carvalheiras, na Lapa e no antigo bairro dos CTT, em Pereiró, referem na mesma nota.
Recorde-se que um dos objetivos do Executivo Municipal incluídos no novo Plano Diretor Municipal (PDM) passa por reforçar a oferta de habitação existente na cidade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta