
Mais de oito milhões de euros é quanto o município de Bragança dispõe para, nos próximos quatro anos, implementar as soluções previstas na Estratégia Local de Habitação. Trata-se de um investimento financiado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através do Programa 1.º Direito, em quase 6,2 milhões de euros. O objetivo passa por criar soluções habitacionais para 94 famílias, abrangendo num total de 311 pessoas já identificadas.
Esta verba total de 8 milhões de euros vai destinar-se "à execução de soluções habitacionais", refere a autarquia de Bragança num comunicado publicado na passada quinta-feira, dia 17 de março de 2022. E para criar estas soluções está em cima da mesa a:
- reabilitação de frações ou de prédios habitacionais;
- aquisição de frações ou de prédios para destinar a habitação;
- construção de prédios ou empreendimentos habitacionais;
- arrendamento de habitações para subarrendamento.
A Estratégia Local de Habitação, dizem, teve como objetivo "dotar o município de Bragança com um instrumento estratégico fundamental para a candidatura a programas de financiamento, estando especialmente direcionado para apoiar pessoas e agregados familiares que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo de acesso a uma habitação adequada".
Para elaboração do plano, a Câmara de Bragança realizou "um diagnóstico global das carências habitacionais existentes no território, destacando o número de pessoas e agregados e respetivas especificidades", concluem.
Para poder comentar deves entrar na tua conta