Lucros dos bancos em Portugal

Subida de juros: lucros dos 5 grandes bancos quase duplicam em 2023

Ao longo de 2023, as famílias e empresas sentiram os efeitos da rápida subida dos juros nos empréstimos (habitação e para outros fins). Mas esta evolução não foi acompanhada por uma subida dos juros nos depósitos ao mesmo ritmo. Este desequilíbrio deu gás ao aumento da margem financeira da banca portuguesa. E, em resultado, só os cinco principais bancos em Portugal registaram lucros de 4.444 milhões de euros em 2023, mais 72,5% face ao ano anterior. Mas, mesmo assim, os bancos reduziram o número de trabalhadores e de postos de atendimento no nosso país.
BPI fecha hoje mais 25 agências em todo o país

BPI fecha hoje mais 25 agências em todo o país

O BPI continua o processo de emagrecimento da estrutura, estando em vias de reduzir a sua rede para um total de 533 unidades de contacto com os clientes, entre balcões, centros de investimento e centros de empresa. Esta sexta-feira, o banco fecha mais 25 agências, que somam às 27 encerradas no primeiro semestre em Portugal.
BPI fecha mais 25 balcões no próximo mês

BPI fecha mais 25 balcões no próximo mês

O BPI vai fechar mais 25 agências a 30 de setembro, sete dos quais no Norte do país, sete no Centro, 10 no Sul e um na Região Autónoma da Madeira. Este encerramento de balcões do banco liderado por Fernando Ulrich faz parte de um processo em curso e que vai continuar. O objetivo é a redução de custos.
venda de casas desceu 18,8% num ano

venda de casas desceu 18,8% num ano

nos primeiros três meses do ano, e tendo por base dados do instituto de registos e notariado (irn), foram registadas mais de 12,4 mil vendas de casas no âmbito do serviço casa pronta, menos 18,8% que no primeiro trimestre do ano passado.