
Governo acompanha demolição de barracas em Loures “com preocupação”
A autarquia de Loures iniciou esta semana uma operação de demolição de 64 habitações precárias construídas pelos próprios moradores no Talude Militar, uma situação que o Governo está a acompanhar “com preocupação”, afirmou o ministro das Infraestruturas e Habitação.

Lisboa: “Não basta erradicar barracas, temos de erradicar a pobreza”
Trinta anos depois da erradicação de barracas através do Programa Especial de Realojamento (PER), a Câmara de Lisboa reconhece que persistem “situações informais” de habitação, provando que hoje o “grande desafio” é erradicar a pobreza na cidade.

Quantas barracas há em Portugal? São 4.042 e Odemira lidera a lista
O número de alojamentos não clássicos, como barracas, diminuiu bastante em Portugal nos últimos 40 anos. Em 1981, havia em Portugal 46.391 alojamentos não clássicos, bem mais que os existentes este ano (4.042). Em causa estão dados provisórios disponibilizados pela PORDATA, base de dados organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Casas ilegais em Portugal: há mais 11 mil que há três anos
É mais um dano colateral da pandemia da Covid-19. Falamos do aumento do número de casas ilegais em Portugal. Em três anos, este tipo de alojamento disparou, sobretudo nos arredores das principais cidades, havendo agora mais 11.456 habitações ilegais que em 2018, que se somam às 13.267 elencadas pelo Instituto Nacional da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) nesse ano.

câmara de lisboa quer investir em novas políticas de habitação
antónio costa, presidente da câmara municipal de lisboa (cml), disse que a capacidade de endividamento que o município criou nos últimos anos devia ser usada em “novas políticas de habitação” na capital.