Queda dos preços das casas

Imobiliário residencial enfrenta "queda brutal" no mundo, diz FT

O setor imobiliário estava de boa saúde até ao final de 2021: comprar casa era mais fácil dado os baixos custos com o crédito habitação. E, em resultado, os preços das casas continuaram a aumentar. Mas, agora, o cenário é diferente. As famílias têm de lidar com prestações cada vez mais caras, dada a subida dos juros nos empréstimos da casa. E têm menor poder de compra devido à alta inflação. Este cenário irá enfraquecer a procura de casas e, por conseguinte, abrir caminho para o arrefecimento do mercado imobiliário global, por via da queda da venda de casas e do preço das habitações.
Preço das casas nos EUA

As ameaças ao boom imobiliário nos EUA: juros, inflação e recessão

Os principais mercados imobiliários da maior economia mundial, os EUA, começam a abrandar a subida imparável dos preços devido a fatores como o aumento das taxas de juro dos créditos habitação e da taxa de inflação e aos receios de recessão. Cidades como Miami, Phoenix, Los Angeles ou São Francisco são um claro exemplo de mercados “quentes” que começam a apresentar sintomas de fadiga.
Mercado dos certificados energéticos cresce à boleia do "boom" imobiliário

Mercado dos certificados energéticos cresce à boleia do "boom" imobiliário

Com o mercado imobiliário em alta em Portugal, há um outro negócio paralelo que também tem vindo a crescer: o dos certificados energéticos. Neste artigo preparado pela Fixando para o idealista/news, a plataforma portuguesa desafiou os peritos a falar sobre o aumento desta atividade e a importância de fazer a certificação energética. 
Construção vai dar o salto e pode aumentar 15% até 2020

Construção vai dar o salto e pode aumentar 15% até 2020

Depois da recessão, a bonança. O setor da construção está novamente de boa saúde, ou pelo menos a dar sinais de sólida recuperação. O Instituto de Investigação Económica (Ifo, no acrónimo alemão), sedeado em Munique, revela que Portugal vai viver um período de forte expansão no setor nos próximos três anos. O aumento previsto de 15% entre o início de 2018 e o final de 2020 será o quinto mais forte da Europa (num grupo de 19 países).
Preços das casas disparam em todo o país, com pouca oferta para tanta procura

Preços das casas disparam em todo o país, com pouca oferta para tanta procura

O mercado imobiliário em Portugal continua a ferver e já não é só em Lisboa que os preços das casas registam aumentos contínuos. O "boom" do setor estendeu-se a todo o território nacional. Porto e Algarve juntaram-se à capital no ranking das regiões onde está (muito) difícil encontrar casas a preços razoáveis. Um cenário alimentado pelo aumento da procura – que supera a escassez da oferta – e pelo significativo investimento estrangeiro. Atualmente, na Europa, o aumento médio registado no setor é de 4,5%, ao passo que Portugal atingiu os 8% no último trimestre.