
Cartel da banca: deputados vão ouvir Concorrência sobre prescrição
Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira (19 de fevereiro de 2025), por unanimidade, a audição do presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a prescrição decidida pelo tribunal às multas aplicadas aos bancos do chamado cartel da banca. O pedido de audição da AdC foi feito em requerimentos por PCP e BE, os quais foram aprovados por unanimidade, disseram fontes oficiais dos grupos parlamentares à Lusa.

Cartel da banca: bancos de olhos postos nos prazos de prescrição
Depois de o Tribunal da Concorrência ter suspendido o julgamento do cartel da banca e ter remetido o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJEU), os 11 bancos envolvidos e condenados a pagar 225 milhões de euros em coimas estão agora a olhar para os prazos de prescrição do caso.Na

Cartel da banca: novos factos adiam sentença de 225 milhões de euros
Não vai ser desta que o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão vai aplicar a sentença de 225 milhões de euros aos 14 bancos acusados de trocar entre si informações confidenciais sobre créditos habitação.

Cartel da banca: BES invoca insolvência e BPI pede nulidade da decisão
O processo de troca de informação sensível conhecido como cartel da banca promete continuar a dar que falar. Esta semana foi conhecida a posição de vários bancos em relação às coimas atribuídas pela Autoridade da Concorrência (AdC), que multou bancos em 225 milhões de euros por troca de informação durante mais de 10 anos. As alegações finais do processo concluíram-se esta quarta-feira (2 de março de 2022), tendo a juíza Mariana Machado apontado a data de 20 de abril para a leitura, advertindo de que poderá ser antecipada.

Crédito habitação: BCP admite trocas de informações mas nega conluio
O administrador executivo do Millenium BCP, José Pessanha, admitiu, no Tribunal da Concorrência, a troca de informações entre bancos, entre 2002 e 2013, mas negou a prática de conluio e considerou que os clientes não foram lesados.

Práticas do cartel de crédito habitação hoje seriam "impensáveis"
O representante do Santander admitiu, no Tribunal da Concorrência, que, atualmente, seria “impensável” a troca de informação entre bancos como a que originou coimas superiores a 225 milhões de euros a 12 bancos.Manuel Preto, administrador executivo do Santander Totta com o pelouro financeiro, foi ou

Cartel dos bancos no crédito habitação: julgamento na fase final
O julgamento dos recursos das coimas de 225 milhões de euros aplicadas pelo regulador a 12 bancos por troca de informação com impacto no crédito a clientes entra esta segunda-feira (24 de janeiro de 2022) na fase final, com a audição de representantes das entidades bancárias.

Cartel da banca no crédito à habitação descoberto a partir de um email da CGD
Foi com base num email interno da CGD, contendo dados relativos a créditos à habitação do BCP, Santander, BES, BPI e Montepio, que a Autoridade da Concorrência “descobriu” que havia um cartel da banca. O inquérito levado a cabo pela entidade terminou com a condenação a 14 bancos ao pagamento de uma coima global de 225 milhões de euros.

Construtoras acusadas de cartel concorrem a novas obras da Infraestruturas de Portugal
As construtoras acusadas pela Autoridade da Concorrência de atuarem em cartel e lesarem o Estado em concursos públicos estão a entrar em novos concursos lançados pela Infraestruturas de Portugal.
Cartel da banca: 15 bancos acusados pela Autoridade da Concorrência
A Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novo Banco, BPI e o Santander Totta estão entre as 15 instituições financeiras que estão a ser acusadas pela Autoridade da Concorrência de violação das regras da concorrência. Em causa informação está a partilha de informação de mercado, relativa a valores dos ‘spreads' e comissões na concessão de crédito à habitação, crédito ao consumo e crédito às empresas.

rumores
arderam sete cidades de lisboa na segunda quinzena de agosto: em 15 dias, de 16 a 31 de agosto, arderam 63.166 hectares em portugal, mais do dobro da área consumida pelo fogo nos últimos sete meses e meio e o equivalente a sete cidades de lisboa.

rumores
barclays suspende ceo e três administradores em portugal: peter mottek e mais três membros da comissão executiva foram suspensos das suas funções no âmbito de uma investigação interna que o barclays está a fazer às práticas de concorrência em portugal.

buscas a bancos por combinação de “spreads” deu-se após denúncia do barclays
o raide que a autoridade da concorrência (adc) realizou quarta-feira (dia 6) a várias instituições bancárias teve origem numa denúncia do barclays.

bruxelas investiga possível cartel nos juros do crédito à habitação
os bancos que participam na formação do valor da euribor estão a ser alvo de uma investigação por parte da comissão europeia.