Julgamento do cartel da banca está suspenso e agora aguarda-se o parecer do Tribunal de Justiça da União Europeia.
Comentários: 0
julgamento do cartel da Banca
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

Depois de o Tribunal da Concorrência ter suspendido o julgamento do cartel da banca e ter remetido o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJEU), os 11 bancos envolvidos e condenados a pagar 225 milhões de euros em coimas estão agora a olhar para os prazos de prescrição do caso.

Na leitura da sentença do julgamento do processo conhecido como cartel da banca, que decorreu no passado dia 28 de abril, a juíza Mariana Machado deu como provados os factos imputados pela Autoridade da Concorrência (AdC). Mas decidiu suspender a instância e remeter ao TJUE para que este se pronuncie sobre se os factos constituem restrição de concorrência por objeto, por não ter ficado provado se a troca de informação teve ou não efeito sobre os consumidores, noticiou o idealista/news.

A questão agora é que Mariana Machado determinou que enquanto a decisão do TJEU não chega, os prazos de prescrição ficam congelados, impedindo assim a prescrição do caso em 2023. E os advogados que representam os bancos têm questionado esta deliberação, mas ao que tudo indica não vão, para já, interpor recurso ao tribunal sobre a contabilização destes prazos, escreve o Expresso. Ainda assim, não é, contudo, possível prever a decisão de cada um dos 11 bancos envolvidos no caso.

Caso do cartel da banca em Portugal
Foto de Sora Shimazaki en Pexels
Bancos podem recorrer da decisão final e apertar prazos de prescrição

O julgamento do cartel da banca já decorre desde outubro de 2021 no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS). E, agora, o processo aguarda que o TJUE averigue se existiu ou não uma infração concorrencial na partilha de informação sensível entre os bancos entre 2002 e 2013, como é o caso de tabelas de spreads a aplicar nos créditos habitação.

Só depois de o TJUE se pronunciar sobre o caso é que o Tribunal de Santarém vai tomar uma decisão: se os 11 bancos vão ou não ser condenados a pagar coimas que, juntas, somam 225 milhões de euros. E também aqui, segundo o mesmo jornal, podem ser interpostos recursos à decisão para o Tribunal da Relação e para o Tribunal Constitucional, pelo que há risco de os processos prescreverem mesmo.

Envolvidos neste caso estão as seguintes entidades bancárias condenadas a pagar coimas pela AdC:

  1. CGD (82 milhões de euros);
  2. Banco Comercial Português (60 milhões);
  3. Santander Totta (35,65 milhões);
  4. BPI (30 milhões);
  5. CEMG em 13 milhões (coima reduzida em metade por ter aderido ao pedido de clemência);
  6. Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (2,5 milhões);
  7. BES (700.000 euros);
  8. Banco BIC (500.000 euros);
  9. Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (350. 000 euros)
  10. Union de Créditos Inmobiliarios (150.000 euros);
  11. Banif (que não recorreu) em mil euros.

Neste caso, só o Deutsche Bank já viu o processo ser prescrito. Já o Barclays não terá a coima por ter dado origem à investigação.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta