
Pobreza energética: mais de 47 milhões de europeus passam frio em casa
Em 2021, havia 31 milhões de pessoas em situação de pobreza energética na União Europeia (UE), ou seja, que afirmavam não ter meios para aquecer a casa. Mas o número disparou: há agora mais de 47 milhões de europeus nesta situação. E Portugal integra o grupo dos países mais afetados, com 2,2 milhões de habitantes sem acesso a aquecimento adequado e, portanto, mais expostos a problemas graves de saúde associados às baixas temperaturas.

Casas novas com aquecimento central para ter conforto 365 dias por ano
As mais recentes construções residenciais estão a colocar o seu foco em algo que é, cada vez mais, valorizado pela população: a comodidade e o bem-estar.

Pobreza energética: Portugal tem a percentagem mais alta da UE (20,8%)
Portugal foi, em 2023, o Estado-membro da União Europeia (UE) com a percentagem mais elevada de pobreza energética, de 20,8% e ao mesmo nível de Espanha, anunciou a Comissão Europeia (CE), pedindo mais proteção para os consumidores vulneráveis.

Obras em casa: o que fazer para ter um bom isolamento térmico
São muitas as famílias que se queixam de não ter um bom conforto térmico em casa: têm dificuldades em manter a habitação quente e acolhedora no inverno e fresca e amena no verão. Muitas vezes a solução passa por ligar o ar condicionado ou outros aparelhos, o que tem uma consequência direta na fatura da luz. Mas ter um bom isolamento térmico pode não ser complicado e dispendioso como parece. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

Hora de inverno: sabe quando atrasar os relógios no final de outubro
Está para breve a mudança de hora, naquela que será a preparação definitiva para a temporada mais fria. No horário de inverno os dias são mais curtos e as noites ficam maiores, o que te fará desfrutar melhor do aconchego da tua casa com serões de sofá e manta.

Aquecimento a pellets: como funciona e porque é uma opção sustentável
Com o inverno a surpreender cada vez mais pelas temperaturas baixas, é importante obter uma solução de aquecimento que permita manter todos os cantos da casa aconchegantes. Uma dessas opções é o aquecimento a pellets, em forma de salamandras, caldeiras ou recuperadores de calor.

Pelo menos 660 mil portugueses vivem em pobreza energética severa
Há em Portugal entre 660 a 680 mil pessoas a viver numa situação de pobreza energética severa, ou seja, pertencem a “agregados familiares em situação de pobreza cuja despesa com energia representa mais 10% do total de rendimentos” e que acumulam a “situação de pobreza monetária ou económica” com a impossibilidade de manterem as suas casas em condições de conforto térmico. Esta é uma das conclusões a retirar da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050 (ENLPCPE 2022-2050).

Eficiência energética das casas está no topo das prioridades
O frio continua a entrar pelas casas dos portugueses. A falta de casas eficientes em Portugal é gritante. E melhorar o desempenho energético dos edifícios está, hoje, no topo das prioridades cá dentro e lá fora.

manter a casa confortável no inverno e no verão sem pagar mais
problemas de construção fazem com que as casas deixem entrar o frio no inverno e não refresquem no verão.