
As mais recentes construções residenciais estão a colocar o seu foco em algo que é, cada vez mais, valorizado pela população: a comodidade e o bem-estar. E para garantir isto, há algo sobre o qual todos nós estamos de acordo, que é o conforto térmico.
Por esse motivo, multiplicam-se as casas novas com aquecimento central. Mas o que é o aquecimento central? Trata-se de um sistema projetado para aquecer uma habitação de modo homogéneo, ou seja, equilibradamente e eficientemente, a partir de uma única fonte. É essa fonte que vai produzir calor e distribuí-lo por todas as divisões.
Conseguimos despertar-te a curiosidade? Vem daí e descobre mais sobre as casas de nova construção com aquecimento central para teres uma vida confortável.
Quais os tipos de aquecimento central mais modernos?

Como tudo na vida, também o aquecimento central residencial tem estado em constante evolução, adaptando-se ás novas realidades e necessidades. Vamos agora saber um pouco mais sobre o tema.
- Aquecimento central solar: este tipo de aquecimento é uma das opções mais ecológicas e surge através de painéis solares que aquecem a água utilizada no sistema.
- Aquecimento por piso radiante: aqui há duas vertentes, a hidráulica e a elétrica. Na vertente hidráulica, tubos por baixo do piso transportam água quente, enquanto na vertente elétrica são instalados cabos elétricos para aquecer o ambiente.
- Bombas de calor: o aquecimento por bombas de calor é altamente eficiente e sustentável. Esta solução transfere o calor do ar, da água ou do solo para o interior da casa, fornecendo-lhe o conforto térmico desejado.
- Sistemas híbridos: neste caso são utilizadas bombas de calor e caldeiras a gás ou a biomassa e o sistema vai alternando entre as fontes de calor, de modo a otimizar o consumo de energia.
Pontos fortes e fracos do aquecimento central

Apesar de este sistema ter mais pontos a seu favor do que contra si, nada neste mundo é perfeito, portanto, também as soluções de aquecimento central têm algumas desvantagens. Para te ajudarmos a perceber melhor estes fatores, elaborámos o seguinte quadro:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Reduz a humidade e previne mofo e bolores | Tempo para atingir a temperatura ideal |
Energeticamente eficiente | Ineficiente em áreas pequenas (desperdício de energia) |
Não é ruidoso | Pouca flexibilidade para futuras obras na casa |
Permite o controlo da temperatura | Se o sistema falha, toda a casa fica sem aquecimento |
Esteticamente discreto | Reparações periódicas |
Valoriza o imóvel | Custos de manutenção |
Aquecimento central vs outros métodos de aquecimento

Vamos agora comparar as soluções modernas de aquecimento central com alguns métodos de aquecimento mais tradicional.
Comparação com sistemas de ar condicionado
O ar condicionado, embora também possa ser usado para aquecer o ambiente de uma casa, é muito mais eficaz no sentido contrário, ou seja, para arrefecê-lo. Além disso, enquanto o aquecimento central distribui o calor uniformemente por toda a casa, o ar condicionado concentra a energia numa única divisão.
Há também que referir que os sistemas de ar condicionado podem ressecar o ar, causando desconforto em muitas pessoas como dores na garganta e irritação dos olhos. Nesse sentido, o aquecimento central é muito menos prejudicial à saúde.
Comparação com aquecedores portáteis
Embora os aquecedores portáteis tradicionais sejam mais práticos, fáceis de transportar e acessíveis financeiramente, eles não são eficientes em espaços maiores, ou seja, não conseguem manter uma temperatura uniforme em toda a habitação, algo que o aquecimento central faz com facilidade.
Importa também mencionar as questões de segurança, pois os aquecedores portáteis são mais propícios a incêndios. Além disso, estes métodos de aquecimento são menos duráveis, o que leva à necessidade da sua substituição mais frequente, além de serem também menos eficientes energeticamente, aumentando a conta da tua fatura de eletricidade.
Aquecimento sustentável para um futuro melhor

As alterações climáticas e o modo como o nosso planeta tem evoluído, leva-nos à urgência de termos sempre em conta o fator sustentabilidade. Por esse motivo, as habitações de nova construção têm optado por sistemas de aquecimento central que utilizem fontes de energia renovável.
Os painéis solares são o exemplo mais eficaz. Eles captam a energia do sol e convertem-na em calor, reduzindo, assim, a pegada ecológica e sendo uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis que são os maiores emissores de gases de efeito de estufa.
O aquecimento central por painéis solares permite reduzir significativamente o consumo de energia elétrica, o que leva a uma economia da conta de eletricidade e, por ser um sistema renovável, torna-se uma opção viável a longo prazo.
Entra a tua nova casa para passares um outono/inverno confortável
- Albufeira
- São Cosme
- Quarteira
- Faro
- Ramalde
- Buarcos e São Julião
- Setúbal
- Alvalade
- São José de São Lázaro e São João do Souto
- Lagos
- Montijo e Afonsoeiro
- Ermesinde
- Arcozelo
- Santa Marinha e São Pedro da Afurada
- Venteira
- Matosinhos
- Campanhã
- Tavira
- Portimão
- Póvoa de Varzim
- Avenidas Novas
- Sarilhos Grandes
- Fânzeres e São Pedro da Cova
- Santo António dos Olivais
- Leiria
- Lumiar
- Santa Iria de Azoia
- Cidade da Maia
- Cedofeita
- Carnaxide e Queijas
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta