
São muitas as famílias que se queixam de não ter um bom conforto térmico em casa: têm dificuldades em manter a habitação quente e acolhedora no inverno e fresca e amena no verão. Muitas vezes a solução passa por ligar o ar condicionado ou outros aparelhos, o que tem uma consequência direta na fatura da luz. Mas ter um bom isolamento térmico pode não ser complicado e dispendioso como parece. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
O meu apartamento, como o da maioria dos portugueses, é muito frio no inverno e muito quente no verão. Agora que estamos com uma temperatura mais amena, gostava de fazer algumas reparações em casa para conseguir um melhor isolamento. O que me aconselham?
Sem dúvida que o conforto térmico em casa é um bem essencial a que nem todos têm acesso por diversos fatores, entre eles o elevado custo da energia. A boa notícia que temos para ti é que é possível melhorar o conforto através de um bom isolamento térmico.
Um isolamento térmico eficiente limita as perdas e trocas de calor do interior com o exterior da casa. As portas e janelas representam cerca de 20% das perdas de calor de uma casa e as paredes e divisórias entre 25% a 30%. As coberturas também podem causar perdas de calor acima de 30%, especialmente no inverno, e tornar as casas extremamente quentes no verão.
Existem diversos tipos de isolamento, como os sintéticos (espumas e fibras de vidro) e os naturais (cortiça, coco e outras fibras vegetais). Podem ser aplicados de forma individual e ter um destino muito específico, ou ser combinados com outros materiais e apresentar maior versatilidade na sua utilização.
Apesar das dezenas de materiais de isolamento diferentes, são apresentados, essencialmente, em quatro formatos diferentes:
- Placas e painéis rígidos ou semirrígidos: devem ser fixados à estrutura onde são colocados através de um material adesivo ou de ferragens.
- Rolos ou mantas: têm maior flexibilidade que as placas e podem cobrir melhor superfícies que não sejam lisas e espaços maiores.
- Granulados e fibras: têm uma aplicação mais técnica com necessidade de maquinaria e cuidados extra, mas podem preencher cavidades menos acessíveis.
- Espumas expansivas: injetadas como um spray, as espumas expandem até preencher completamente os espaços.
Além de ser importante apostares num bom isolamento para a casa, verifica o seu estado regularmente. Não te esqueças de pedir o certificado energético da casa, para saber que melhorias podes fazer.
De recordar que o isolamento é um investimento que traz conforto e eficiência energética à tua vida, e que acaba também por valorizar um imóvel.
Informa-te connosco.
A Deco trabalha contigo e para ti há 50 anos.
*Contacta a Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta