
Nada parece afastar o interesse dos cidadãos internacionais por Portugal, apesar do fim dos vistos gold, o aperto das regras para residentes não habituais e ainda a nova lei dos estrangeiros, que foi devolvida ao Parlamento cerca de há um mês depois de o tribunal ter detetado inconstitucionalidades. Embora possa ter arrefecido no último ano por todos estes fatores domésticos, juntamente com os efeitos da economia e política externa, a procura de casas à venda desde o estrangeiro continua em alta em Portugal, em especial na ilha da Madeira, em Faro e na ilha de São Miguel (Açores), segundo revelam os dados do idealista/data.
No arranque de 2025, os estrangeiros avançaram com a compra de 2.098 habitações no nosso país, cerca de 5,1% do número total de transações, sendo este “o peso mais baixo desde o segundo trimestre de 2021”, segundo destacou o Instituto Nacional de Estatística (INE). A explicar esta redução está, por exemplo, o fim dos vistos gold, bem como o término do regime para residentes não habituais e a sua substituição por outro mais restrito.
Ainda assim, os dados mais recentes do idealista/data revelam que a procura de casas à venda em Portugal desde o estrangeiro continuou expressiva em várias zonas do país no segundo trimestre de 2025. A ilha da Madeira (42%), Faro (36%), a ilha de São Miguel (34%) e Viana do Castelo (30%) foram os distritos e ilhas portuguesas com mais visitas aos anúncios de casas à venda a partir de um país estrangeiro neste período.
Já Lisboa, Évora, Setúbal e o Porto aparecem no fim da lista, com as visitas internacionais às casas para comprar a representar menos de 15% do total da procura em cada distrito, indicam os mesmos dados. Aqui a procura de habitação é realizada, sobretudo, desde Portugal, podendo ser levada a cabo quer por portugueses, quer por imigrantes, nómadas digitais, entre outros.
De que países vêm as visitas de casas à venda em Portugal?
Esta análise ao mercado imobiliário também revela de que países vêm estas visitas às casas para comprar em cada território. Os primeiros lugares são protagonizados por países europeus, como França, Reino Unido, Alemanha, Suíça e Espanha. Além destes, destaca-se também a procura desde os EUA que está no top 3 em várias zonas do país.
Salta à vista que França é o país que tem maior peso nas visitas internacionais de habitações no interesse externo por comprar casa em oito distritos nacionais: Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Guarda, Leiria, Braga, Aveiro e no Porto. E observa-se ainda que o Reino Unido está em primeiro lugar em seis territórios: Faro, Castelo Branco, Beja, Santarém, Setúbal e Évora.
Na ilha da Madeira, o território com maior procura de casas à venda desde o estrangeiro, destacam-se as visitas vindas da Alemanha (18%), Reino Unido (17%) e dos EUA (10%). Já em Faro os países que têm mais peso na procura estrangeira são o Reino Unido (17%), França (12%) e Alemanha (12%), mostram os mesmos dados. Na ilha de São Miguel, os EUA estão em destaque com a maior percentagem de visitas a casas para comprar (34%), seguido do Canadá (25%) e da Alemanha (9%).
A maior curiosidade ou vontade de comprar casa em Lisboa vem de quem pesquisa desde os EUA (14%), seguido do Reino Unido (13%) e Espanha (8%). Já no Porto as visitas internacionais têm origem, sobretudo, de França (15%), EUA (12%) e do Brasil (9%).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta