Viver em casa dos pais

Mais de 70% dos jovens em Portugal vive em casa dos pais, diz OCDE

O acesso à habitação em Portugal tem vindo a deteriorar-se nos últimos anos, devido aos elevados preços das casas, ao agravamento do custo de vida e às altas taxas de juro nos empréstimos. E prova disso é que a maioria dos jovens entre os 18 e 34 anos continua a ter dificuldades em emancipar-se, conseguir um emprego estável e comprar ou arrendar casa. Em Portugal, mais de 70% dos jovens continuou a viver em casa dos pais em 2022, sendo o terceiro caso mais grave entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Há muito a fazer para aumentar a oferta de casas e a OCDE faz várias recomendações neste sentido: desde logo, controlar o mercado de arrendamento está fora de questão.
Jovens a comprar casa em Portugal

Há menos 30% de jovens com casa própria que há 20 anos

O acesso à habitação em Portugal, sobretudo por parte dos mais jovens, tem vindo a deteriorar-se nos últimos 20 anos. Se no início os anos 2000, 70% dos jovens eram proprietários de habitação própria, hoje, essa percentagem é de apenas 40%. “Nas gerações mais recentes, a percentagem de proprietários jovens reduziu-se significativamente”, na ordem dos 30%, conclui o Banco de Portugal (BdP).
Jovens a comprar casa em Portugal

Novas formas de habitar: como querem e podem viver os jovens?

A casa tem o poder de contar a nossa história, mas nem sempre é fácil, sobretudo, para os jovens portugueses, que têm hoje sérias dificuldades no acesso à habitação e em criar uma identidade própria, dados os altos preços, subida de juros, salários baixos e instabilidade laboral. Muitos vivem até tarde em casa dos pais e outros em casas partilhadas. Num momento em que novas políticas de habitação estão a nascer em Portugal, o idealista/news foi descobrir junto de especialistas como querem e podem viver os jovens e que alternativas têm na hora de procurar casa.
Casa para jovens

Mais de 50% dos jovens em Portugal vive com os pais - e na Europa?

O acesso à habitação por parte dos jovens é um dos principais desafios que o mercado imobiliário enfrenta em Portugal. Isto porque o preço das casas, quer para comprar, quer para arrendar é desproporcional face aos seus rendimentos. E é por isso mesmo que os jovens portugueses têm cada vez mais dificuldades em emancipar-se. Os dados do Eurostat mostram que 56,4% dos jovens portugueses entre os 25 e os 34 anos vivia em casa dos pais em 2021, uma percentagem que aumentou 11,9 pontos percentuais (p.p.) em cerca de dez anos.
jovens irlandeses

Jovens na Irlanda querem emigrar devido ao custo proibitivo da habitação

Um grande número de jovens irlandeses está a pensar seriamente em emigrar devido à alta inflação que colocou o custo de vida e, acima de tudo, os preços das casas, em níveis proibitivos. De acordo com uma pesquisa do Conselho Nacional da Juventude da Irlanda, sete em cada 10 cidadãos entre 18 e 24 anos está a pensar mudar-se para o estrangeiro para melhorar a qualidade de vida.
Casas novas na Nazaré

Bairro de habitação jovem nasce na Nazaré para atrair moradores

A Câmara da Nazaré, no distrito de Leiria, vai criar um bairro de habitação jovem na localidade de Fanhais, para atrair novo moradores para o concelho, divulgou a autarquia na semana passada.O loteamento será "uma das primeiras respostas da câmara à necessidade de habitação para jovens no concelho",
Millennials preferem arrendar casa e optam por imóveis mais pequenos

Millennials preferem arrendar casa e optam por imóveis mais pequenos

Os jovens da geração millennial – integra pessoas nascidas entre 1980 e 2000, que têm atualmente entre 17 e 37 anos – preferem arrendar casa em vez de comprar e optam por imóveis mais pequenos, sobretudo T1 e T2. Falamos de pessoas que gostam de viver nos bairros históricos ou no centro das cidades e que têm em média uma renda que vai até aos 600 euros por mês. Quando decidem comprar, não gastam mais de 200.000 euros.