
Europa de coligações? Portugal é exceção, com Costa a liderar um Governo de um só partido
Sabias que a grande maioria dos países europeus (quase 80%) são governados por coligações? Um cenário onde Portugal não se encaixa, sendo por isso uma exceção: é um dos sete países que tem um Executivo de um só partido (PS) e um dos quatro que é governado por um único partido sem maioria no Parlamento.

Crise política: a bola voltou às mãos do Presidente, após a queda do Governo. O que vai acontecer agora?
Fazendo uso da Constituição para forçar a coligação PSD-CDS eleita por minoria a levar um programa de Governo ao Parlamento, o Presidente da República ganhou tempo. Agora, e depois da moção de rejeição aprovada ontem à equipa de Passos Coelho e do acordo da esquerda, Cavaco Silva volta a estar no centro do jogo. O que vai acontecer a seguir?

rumores
apple já é a marca mais valiosa do mundo: a apple destronou a coca-cola e tornou-se na marca mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking anual da consultora interbrand.

rumores
suíça é o país com mais riqueza por habitante: a suíça é o país mais rico por habitante, com um património médio de quase 142 mil euros, segundo um estudo da seguradora allianz, que mostra que portugal tem uma riqueza per capita de 20 mil euros.

governo fica e sem fantasma de eleições antecipadas
este domingo, numa comunicação ao país, cavaco silva lamentou que os três principais partidos (psd, cds-pp e ps), não tenham conseguido entender-se e chegar a um “acordo de salvação nacional”, como o chefe de estado tinha propostocavaco afirmou que não recrimina nenhum partido, e que vai mante
passos abre debate do estado da nação
o primeiro-ministro abre esta sexta-feira o debate do estado da nação, fazendo a primeira intervenção pública após o presidente da república ter defendido um acordo entre psd, ps e cds que preveja eleições antecipadas no pós-troikao debate na assembleia da república, que encerra a sessão legislativa

cavaco fala hoje ao país
ao longo desta quarta-feira cavaco silva vai ouvir os sindicatos e só depois vai anunciar a decisão final sobre a proposta apresentada pelo primeiro-ministro na sexta-feira, para manter a coligação e o governo.

troika dependente de cavaco para oitava avaliação
maria luís albuquerque estreou-se esta segunda-feira em reuniões europeias com a pasta das finanças e indicou que a oitava avaliação ao programa de ajustamento português está apenas dependente da decisão de cavaco sobre o acordo para assegurar a continuidade a coligação psd/cds“o arranque [previsto

cavaco exige solução sólida a passos. conversações com portas continuam
o presidente da república considerou que a proposta que lhe foi ontem apresentada por passos coelho é frágil e exigiu que o primeiro-ministro apresente uma solução sólida e duradoura para o governo.
“não me demito. não abandono o meu país” (vídeo)
vê aqui a notícia da sic notíciaspedro passos coelho disse ontem, numa declaração ao país, que não se demite e que não aceita o pedido de demissão de paulo portas.

bruxelas vê com preocupação crise política em portugal
a crise política que estalou em portugal estava a ser acompanhada com preocupação nos meios da comissão europeia.

partidos do governo preparam remodelação
passos coelho e paulo portas estiveram em contactos permanentes nos últimos dois dias para acertarem os nomes e o data para a remodelação do governo, conjugada com a substituição de miguel relvas, que poderá ser anunciada ainda esta semanade acordo com o diário económico, a remodelação está em curso
itália: eleições deixam país numa “situação muito delicada”
o chefe da coligação da esquerda italiana, pier luigi bersani, considerou que o país está numa "situação muito delicada", depois das eleições legislativas realizadas domingo e segunda-feira que se saldaram pela ausência de maioria clara no senado.

rumores
regresso de portugal aos mercados está para breve: portugal pode regressar aos mercados de dívida de médio e longo prazo mais cedo que o previsto.

“voz do cds-pp não foi suficientemente ouvida” no oe 2013, diz portas
paulo portas, ministro dos negócios estrangeiros e líder do cds-pp, referiu esta quinta-feira à noite que a voz do seu partido “não foi suficientemente ouvida” relativamente ao orçamento do estado (oe) para 2013.

seguro quer mais explicações sobre “refundação” do programa de ajustamento
antónio josé seguro quer mais explicações por parte de pedro passos coelho sobre a “refundação” do programa de ajustamento negociado com o fundo monetário internacional e a união europeia.

cds dá luz verde a orçamento do estado
o cds pôs fim a dias de silêncio em relação à proposta de orçamento do estado para 2013 (oe 2013). o parceiro do psd na coligação do governo anunciou na manhã desta quinta-feira que vai votar a favor em nome da estabilidade.

rumores
tsu reduzida para quem contratar desempregados com mais de 45 anos: o governo quer reduzir a taxa social única (tsu) aos empregadores que contratem desempregados com mais de 45 anos.

psd pede reunião a cds para evitar crise política
a comissão política nacional social-democrata quer reunir-se com a direcção centrista para um encontro "o mais brevemente possível".

seguro recusa entendimento com o governo
antónio josé seguro excluiu, esta segunda-feira, qualquer possibilidade de entendimento com o psd no que toca ao governo e endossou para o psd e cds responsabilidades relativa a uma eventual rutura na coligação.

portas facilitou com tsu para evitar “crise trágica de governo”
paulo portas revelou, domingo, que sempre esteve contra o aumento da taxa social única (tsu) para os trabalhadores e que apresentou alternativas ao primeiro-ministro pedro passos coelho.

crédito à habitação: entregar a casa ao banco será último recurso
o psd e o cds entregaram na sexta-feira as suas propostas finais para alterar a legislação do crédito à habitação, de forma a criar um regime especial de apoio às famílias que se encontrem numa situação económica difícil.

psd e cds fecham programa de governo até amanhã
pedro passos coelho e paulo portas deverão fechar amanhã o programa de governo e os acertos finais no acordo político entre os dois partidos, antes de se encontrarem com cavaco silva.

cavaco quer novo governo dentro de duas semanas
o presidente da república afirmou ontem que é possível dar posse ao próximo governo "antes ou no próprio dia 23 de junho", a tempo de o próximo primeiro-ministro participar no conselho europeu que começa nesse dia.

vitória clara de passos leva à demissão de sócrates
o psd venceu as eleições legislativas com 38,6% dos votos, elegendo 105 deputados. um triunfo contundente do partido de pedro passos coelho, que com o resultado do cds (11,7% e 24 deputados) consegue maioria absoluta. o ps foi o grande derrotado, alcançando 28,1% dos votos (73 deputados eleitos).