fraude IRS

Email para corrigir IRS 2023? Fisco avisa que é fraude

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta segunda-feira, 7 de agosto de 2023, que há contribuintes a receberem um email fraudulento em que são informados de que há incorreções na declaração de IRS, pedindo que não acedam ao link enviado. Um dos exemplos divulgados pelo Fisco diz: “Aviso
Emails fraudulentos no IRS

Atenção ao IRS 2023: Fisco alerta sobre envio de email fraudulento

Há novos emails fraudulentos a serem enviados para os contribuintes. Está em causa uma mensagem sobre supostas divergências nas declarações de IRS. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já veio a público alertar para ignorarem e eliminarem estes emails, uma vez que querem convencer os contribuintes a aceder a páginas maliciosas.
Compras online de produtos em segunda mão

Compras em segunda mão online: como fazer bons negócios e em segurança

Comprar artigos em segunda mão online é um fenómeno que está a conquistar cada vez mais adeptos em Portugal, havendo várias plataformas onde é possível fazer este tipo de transações. Uma tendência que ganha força tendo em conta o contexto atual, marcado por alta taxa de inflação e consequente perda de poder de compra. Mas há cuidados a tem na hora de optar por este tipo de negócios, de forma a fazer compras que permitam poupar no orçamento, mas sem descurar a segurança. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. Toma nota.    
burlas na internet

Burlas nas casas para arrendar e dicas para evitar cair nelas

Um anúncio falso, alguém à procura de uma casa para arrendar, uma conversa tensa no WhatsApp e uma linha de crédito com a qual se fizeram compras por 9.340 euros fazem parte desta nova técnica de fraude (e deste relato com final feliz). E esta história também é um exemplo do comportamento sofisticado dos burlões nos portais imobiliários e da importância da informação para não cair na armadilha.
Fisco faz mais escutas telefónicas e aperta o cerco à fraude e evasão fiscal

Fisco faz mais escutas telefónicas e aperta o cerco à fraude e evasão fiscal

A Autoridade Tributária (AT) intensificou no último ano o recurso a escutas telefónicas para investigar suspeitas de fraude e evasão fiscal. Nesse sentido, em 2015, os vários órgãos de polícia criminal seguiram as conversas telefónicas de 15.441 alvos, um número que compara com 13.353 escutas realizadas em 2014. Ao todo, foram intercetadas as comunicações de 145 alvos, mais do dobro das escutas realizadas em 2014
irs: para deduzir 250 euros é preciso gastar 27 mil

irs: para deduzir 250 euros é preciso gastar 27 mil

para atingir o tecto máximo de deduções de 250 euros no irs, aprovado esta quarta-feira em conselho de ministros, é necessário reunir facturas de hotelaria, oficina ou cabeleireiro, no montante de 2.280 euros por mês, o que se traduz em 26.739 euros por ano, diz o expresso.