Está em causa uma mensagem enganosa sobre supostas divergências na declarações de IRS, que inclui link malicioso.
Comentários: 0
Emails fraudulentos no IRS
Foto de Sora Shimazaki no Pexels

Há novos emails fraudulentos a serem enviados para os contribuintes. Está em causa uma mensagem sobre supostas divergências nas declarações de IRS. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já veio a público alertar para ignorarem e eliminarem estes emails, uma vez que querem convencer os contribuintes a aceder a páginas maliciosas.

"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT referentes uma eventual declaração de rendimentos, nas quais é pedido que se carregue num link", refere o alerta publicado no Portal das Finanças.

Sobre estes email, a AT alerta que se tratam de mensagens "falsas", que "devem ser ignoradas". Isto porque "o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos", o que o contribuinte não deve fazer, indicam ainda.

Entre os emails fraudulentos que estão a circular, a AT dá o exemplo de uma comunicação em que "foi detetada uma diferença na declaração modelo 3", sendo de seguida apresentado o link malicioso que o contribuinte é convidado a usar. E vêm assinado em nome do "chefe do serviço de finanças Jorge Mauro Duarte", pretendendo dar credibilidade à mensagem.

Este já é o 7.º alerta de email fraudulento que a AT lança desde o início deste ano. No ano passado registaram-se 10 destes alertas, refere a Lusa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta