Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Compra de casa

Últimas notícias sobre "Compra de casa" publicadas em idealista.pt/news

Vanguard Properties: “Interesse pelo mercado imobiliário português não desapareceu”

A pandemia do novo coronavírus está a afetar a economia um pouco por todo o mundo, e Portugal não é exceção. E o setor imobiliário está também a “sentir o abalo” causado pelo Covid-19. Mas “o interesse pelo mercado imobiliário português não desapareceu”, adianta José Cardoso Botelho, diretor-geral da Vanguard Properties (VP), umas das promotoras estrangeiras que mais tem investido no país.

Notícia sobre:

Fecharam 975 agências imobiliárias em 2019 – quase 500 só no último trimestre

Só no último trimestre de 2019 encerraram em Portugal 495 agências imobiliárias. Um número que sobe para 975 mediadoras, que suspenderam ou cancelaram a sua licença de atividade, se for tido em conta todo o ano passado. As empresas que se dedicam à atividade têm de comunicar até dia 28 de fevereiro as transações imobiliárias realizadas no último semestre de 2019.

Notícia sobre:

Empréstimos para a compra de casa voltam a acelerar

No verão de 2018, o Banco de Portugal meteu um "travão" na concessão de crédito à habitação, por motivos prudenciais quanto à saúde financeira das famílias e à economia do país. Mas os bancos decidiram, outra vez, meter "prego a fundo" neste negócio e, há três meses consecutivos que emprestam mais de 900 milhões de euros para esta finalidade. Em novembro passado chegaram aos 978 milhões de euros.

Notícia sobre:

Comprar ou arrendar casa em Lisboa leva mais de metade dos rendimentos das famílias

Os agregados familiares da Grande Lisboa superam, em termos médios, os 35% de taxa de esforço com habitação, recomendados pelas autoridades. Na cidade de Lisboa, o esforço para compra de uma casa estava no final de 2018 nos 58% e no caso do arrendamento subiu para os 67%.

Notícia sobre:
Rudy and Peter Skitterians/Pixabay

O futuro do imobiliário à lupa: assim será o setor em 2030

Como será a casa em 2030? E a profissão de agente imobiliário como vai ser? Estas e outras questões foram colocadas esta quinta-feira no IMOCIONATE iTEC, num estudo apresentado por António Alvarenga, CEO da ALVA Research & Consulting.

Notícia sobre:

Taxa fixa ganha força no crédito à habitação: Bankinter oferece 1,5% a 30 anos

O cenário de Euribor zero e negativas promovido pelo Banco Central Europeu (BCE) está a ter reflexos na oferta de novo crédito à habitação, com o reforço das taxas fixas. O Bankinter veio dar sinais desta tendência, lançando uma campanha focada nos juros promocionais nos empréstimos de taxa fixa a dois anos e na redução das taxas fixas promocionais nos empréstimos a cinco e dez anos, em propostas de crédito à habitação com entrada até 31 de outubro.

Notícia sobre:

Primeiro semestre foi “muito forte” na venda de casas com “empurrão” da construção nova

O mercado de compra e venda de casas está ao rubro em Portugal. Para Pedro Lancastre, diretor-geral da JLL, o primeiro semestre de 2019 foi “muito forte” na venda de casas, com a construção nova a ganhar terreno à reabilitação urbana.

Notícia sobre:

Contrato de Promessa de Compra e Venda: como evitar dores de cabeça numa transação imobiliária

O Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV) é a a arma que melhor protege compradores e vendedores de um imóvel. Neste guia vais perceber a sua real vantagem e todas as contingências que podem surgir e afetar uma transação imobiliária.

Notícia sobre:

Dever de assistência no empréstimo da casa - o que significa isto?

O crédito à habitação permite realizar o sonho de comprar uma casa. Mas também traz obrigações que deves conhecer bem para que este processo não se transforme num pesadelo. Mas há termos da linguagem dos financiamentos bancários que não são fáceis de descodificar. Para isso podes contar com a nossa ajuda. No artigo de hoje, preparado pela Deco para o idealista/news, trocamos por miúdos o que é o "dever de assistência". 

Notícia sobre: