Poder de compra em Portugal

Juros e inflação: portugueses descontentes com situação financeira

O contexto económico mudou – e muito – em 2022. Os portugueses viram o poder de compra a encolher, por via da alta inflação, e o acesso à habitação ainda mais dificultado, devido à subida das rendas, dos preços das casas e dos juros no crédito habitação. Como os rendimentos não sobem ao ritmo da inflação, os portugueses sentiram a sua situação financeira piorar. E, agora, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que mais de um em cada três portugueses está insatisfeito com as suas finanças pessoais.
Lisboa no top 10 das cidades com melhores condições de vida para os reformados

Lisboa no top 10 das cidades com melhores condições de vida para os reformados

A chegada da reforma é um momento importante para as pessoas, que passaram muitos e longos anos – na maioria dos casos – a trabalhar. Curioso, ou talvez não, é que Lisboa é uma das cidades com melhores condições de vida para os reformados viverem, integrando o 8º lugar de um ranking que contempla 37 metrópoles de todo o mundo, que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em causa está um estudo da imobiliária britânica Audley Village.
bancos emprestam mais às empresas e cortam nas famílias

um terço dos portugueses recebe menos de 600 euros por mês

num ano, portugal perdeu 197.400 trabalhadores por conta de outrem, apesar de só estarem inscritos nos centros de emprego mais 129.471 pessoas. uma diferença explicada com o aumento da emigração, já que no último ano e meio “fugiram do país” 200 mil portugueses.