Despesas com filhos

Nascimento do primeiro filho sobe despesa das famílias em 20%

O nascimento do primeiro filho é um grande passo na vida das famílias. Muito muda nas dinâmicas do casal, na organização da casa e da vida. E também há mudanças a considerar nos orçamentos familiares, num momento em que o poder de compra se encontra pressionado pela alta inflação e também pela subida dos juros para quem comprou casa com crédito habitação a taxa variável. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística INE), o nascimento do primeiro filho resulta, em média, num aumento de 20% na despesa mensal das famílias.
Candidaturas ao Vale Eficiência

Melhorar conforto da casa? Vale Eficiência alarga prazo até 31 de maio

Quem beneficia da tarifa social de energia e está empenhado em melhorar a eficiência energética da sua casa tem mais tempo para se candidatar ao Vale Eficiência e receber um cheque de 1.300 euros. Isto porque o Fundo Ambiental anunciou que o prazo das candidaturas ao Vale Eficiência será prolongado até ao dia 31 de maio de 2023. Explicamos tudo.
preço do pão em 2023

Da luz e gás ao pão: que preços vão aumentar em 2023?

O ano que se aproxima vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia a dia, com a inflação em novembro a atingir os 9,9%. A eletricidade vai aumentar para quem está no mercado regulado, mas também para alguns clientes que passaram para o liberalizado, pressionada pelos preços do gás natural, usado para produzir eletricidade. As portagens também registam acréscimos, assim como as rendas, ainda que limitadas pelo Governo, tendo em conta o impacto da inflação nestes preços.
Taxa de esforço no crédito habitação

Esforço para pagar casa vai estabilizar para quem tem menores salários

A subida da inflação e das taxas de juro aumenta a pressão sobre os orçamentos das famílias. Tendo em conta este cenário e a subida de rendimentos em 2023, o Banco de Portugal (BdP) conclui que a generalidade das famílias com empréstimos a taxa variável (inclusive a hipoteca da casa) conseguirá manter o consumo de bens essenciais e satisfazer o serviço da dívida com os seus rendimentos em 2023. E mesmo as famílias com menores salários vão ver a taxa de esforço para pagar os créditos de taxa variável a estabilizar em 2022 e a subir ligeiramente em 2023.
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal cai para 9,9% em novembro

O custo de vida em Portugal está a encarecer desde o início do ano, sobretudo por via da subida dos preços da energia e dos alimentos. A inflação no nosso país subiu tanto que em outubro chegou mesmo aos 10,1%. Mas já há sinais de abrandamento. A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira divulgada, indica a inflação terá caído em novembro para 9,9%. Os dados definitos vão ser conhecidos no próximo dia 14 de dezembro.
Conta da luz subiu 228 euros por casa em dez anos

Conta da luz subiu 228 euros por casa em dez anos

A despesa média anual de eletricidade em Portugal foi de 751 euros por alojamento em 2020, contra 523 euros em 2010, representando 69,9% do total despendido com energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).Em comunicado, o INE afirma que, de acordo com os resultados
Faz das claraboias tuas amigas para encher a casa de luz natural

Faz das claraboias tuas amigas para encher a casa de luz natural

Queres que a luz natural entre em tua casa sem pedir licença? E queres também poupar na fatura da luz, dando menos uso à luz artificial? No artigo desta semana da rubrica semanal do idealista/news, dedicada à arquitetura e decoração, e assegurada pela Architect Your Home, damos-te dicas para tornares a tua casa mais viva, colorida e.... ecológica.