Comentários: 0
factura da luz 4% mais cara em 2012

Os consumidores podem poupar até 35 euros por ano na conta de eletricidade se desligarem da tomada os aparelhos do serviço triplo de telecomunicações, concluiu um estudo desenvolvido pela associação para a defesa dos consumidores (Deco).

Segundo o jornal Público, a Deco procurou saber qual o consumo dos aparelhos necessários para utilizar o serviço triplo de telecomunicações (Internet, televisão e telefone fixo) quando estes não estão a ser usados.

Para o efeito, visitou a casa de 10 consumidores das várias operadoras e mediu o consumo de diferentes equipamentos: boxes com e sem gravação, emissor wireless, modem, router, telefone fixo, televisão e computador portátil, entre outros.

O consumo foi medido quer em modo de espera (sem estar a funcionar, mas ligado à tomada) e em funcionamento.

"Com as nossas medições, concluímos que os equipamentos usados para o serviço triplo de televisão, Internet e telefone fixo têm elevados consumos quando não estão a ser utilizados, ou seja, em modo de espera", aponta a Deco, citada pelo mesmo jornal.

"O desperdício anual em electricidade pode cifrar-se em cerca de 35 euros. As boxes são os aparelhos mais vorazes, mas os routers também revelaram um consumo considerável", adianta.

Neste estudo, a Deco decidiu também analisar outros aparelhos, como os gravadores de DVD, os sistemas de surround, consolas de jogos e leitores multimédia.

"Nos equipamentos mais recentes, como consolas de jogos, impressoras, discos rígidos externos, leitores multimédia, entre outros, o consumo em stand-by não é significativo: é inferior a um euro por ano", cita o Público.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade