
Gás natural em casa: como pedir a inspeção e porque importa fazê-lo
O que fazer quando se muda de casa e se passa a ter gás natural, em vez da tradicional botija de gás? O primeiro passo é contactar uma entidade inspetora de gás e requisitar uma inspeção, até para evitar, por exemplo, riscos de incêndio. Seguem-se, depois, as inspeções periódicas, que no caso de edifícios residenciais devem ser efetuadas de cinco em cinco anos nas instalações de gás executadas há mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

Bilha solidária: o apoio para quem compra a botija de gás
Com o objetivo de responder à crise energética e aos aumento elevados dos preços da energia, o Governo decidiu prolongar o programa "bilha solidária" até 2025. Os consumidores elegíveis deste apoio, vão poder receber do Estado uma comparticipação de dez euros, por mês, por garrafa.

Preços da luz e gás natural baixam em abril: o que muda?
Este mês, além do “IVA zero” para isentar produtos alimentares de imposto, chegam também boas notícias para os consumidores de energia.

Da luz e gás ao pão: que preços vão aumentar em 2023?
O ano que se aproxima vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia a dia, com a inflação em novembro a atingir os 9,9%. A eletricidade vai aumentar para quem está no mercado regulado, mas também para alguns clientes que passaram para o liberalizado, pressionada pelos preços do gás natural, usado para produzir eletricidade. As portagens também registam acréscimos, assim como as rendas, ainda que limitadas pelo Governo, tendo em conta o impacto da inflação nestes preços.

Gás de botija: o que é a Bilha Solidária e como ter acesso ao apoio?
Face aos elevados preços da energia, e para mitigar o agravamento da fatura energética, o Governo lançou o Programa Bilha Solidária, que prevê a comparticipação de dez euros por garrafa, por mês, aos beneficiários da tarifa social de energia elétrica e de prestações sociais mínimas.

Cuidados a ter com as ofertas de energia porta a porta
Antes de aceitar um contrato de energia, é importante conhecer bem a oferta comercial do fornecedor. Os direitos e deveres, nomeadamente, os preços que vais pagar, as condições para pôr fim ao contrato, se tem serviços adicionais associados, etc.. No artigo da Deco Alerta desta semana, explicamos-te tudo sobre o que deves fazer se foste enganado.

Inflação gera ansiedade financeira: 4 dicas para saber lidar
A inflação está a mexer diretamente com as carteiras das famílias por diferentes vias. De forma direta, a inflação sente-se, desde logo, na subida dos preços do supermercado e dos produtos energéticos.

Poupar na botija do gás: como?
O aumento do custo do gás é um problema para muitas famílias que dependem desta energia para cozinhar e aquecer água. A Deco Proteste aconselha os consumidores a procurar o fornecedor com a garrafa de gás ao preço mais baixo e apresenta alguns cuidados que podem ajudar a reduzir o consumo.

Truques para reduzir o consumo e a conta do gás (parte 2)
O preço da energia está em máximos históricos e é para muitos portugueses um verdadeiro rombo no orçamento familiar. Mas há pequenos truques que podem ajudar a poupar nos consumos e, consequentemente, nas faturas.

Conta do gás vai baixar até 5% a partir de julho
O Governo quer obrigar a Galp a devolver aos consumidores de gás - domésticos ou industriais - 150 milhões de euros em três anos, que correspondem a ganhos obtidos pela petrolífera entre os anos de 2008 e 2014. Esta medida vai resultar na descida da fatura do gás entre 3% a 5%, já a partir de julho.