Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Truques para reduzir o consumo e a conta do gás (parte 2)

Há pequenos dicas que podem ajudar a reduzir o consumo de gás em casa, nomeadamente na casa de banho e aquecimento.

Foto de Armin Rimoldi en Pexels
Foto de Armin Rimoldi en Pexels
Autor: Redação

O preço da energia está em máximos históricos e é para muitos portugueses um verdadeiro rombo no orçamento familiar. Mas há pequenos truques que podem ajudar a poupar nos consumos e, consequentemente, nas faturas. Neste artigo da Deco Alerta explicamos como é que pode ser possível reduzir a quantidade de gás consumido e evitar desperdícios, de várias formas. Depois de na semana passada termos focado o consumo de gás na cozinha, hoje apresentamos dicas mais direcionadas para a casa de banho e aquecimento. 

Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

As faturas de energia cá de casa são muito pesadas! E não me refiro apenas ao gasto da eletricidade, também o gás é caro! Como podemos poupar no consumo de gás e assim pagar menos? 

Continuamos a ajudar-te a poupar gás em casa. Hoje queremos apresentar-te algumas pistas para gastar menos gás na casa de banho e aquecimento.

  1. Opta por tomar duche, sobretudo rápido. Esta é uma opção eficiente, mais ecológico e a sua carteira vai agradecer. Preparar banho de imersão só muito excecionalmente.
  2. Programa o esquentador ou a caldeira para uma temperatura da água mais baixa. A solução mais eficiente é esta e não ligar a água fria na torneira misturadora. Desta forma pouparás não só gás, mas também água.  
  3. Não te esqueças de fechar a torneira enquanto te ensaboas. Mais uma vez terás poupança dupla: gás e água. O teu orçamento e o planeta agradecem.
  4. Se para aquecer a casa utilizas gás é fundamental que assegures um bom isolamento térmico. Ou seja, consumirás menos gás se o calor não fugir pelas janelas e portas. Portanto, há que calafetar janelas e portas, e caso estejas a pensar restaurar a casa, opta por uma caixilharia eficiente e vidros duplos. Visita o nosso projeto HARP para recolher mais informação.
    Foto de Karolina Grabowska en Pexels
    Foto de Karolina Grabowska en Pexels
  5. Aquece apenas as divisões ocupadas pela família. Se estiverem todos na sala comum, desliga o aquecimento dos quartos.
  6. Certifica-te de que os equipamentos “estão em forma”. Se os aparelhos a gás estão a gastar mais do que o previsto, deves chamar um técnico para fazer uma revisão geral.

A poupança de energia é uma preocupação e uma meta de todos nós. Vamos mudar comportamentos, melhorar o nosso futuro e diminuir despesas.

Informa-te connosco.

Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco: deco@deco.pt; 21 371 02 00. Visita o nosso site DECO.pt e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.