Há pequenos dicas que podem ajudar a reduzir o consumo de gás em casa, nomeadamente na casa de banho e aquecimento.
Comentários: 0
Truques para reduzir o consumo e a conta do gás (parte 2)
Foto de Armin Rimoldi en Pexels

O preço da energia está em máximos históricos e é para muitos portugueses um verdadeiro rombo no orçamento familiar. Mas há pequenos truques que podem ajudar a poupar nos consumos e, consequentemente, nas faturas. Neste artigo da Deco Alerta explicamos como é que pode ser possível reduzir a quantidade de gás consumido e evitar desperdícios, de várias formas. Depois de na semana passada termos focado o consumo de gás na cozinha, hoje apresentamos dicas mais direcionadas para a casa de banho e aquecimento. 

Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

As faturas de energia cá de casa são muito pesadas! E não me refiro apenas ao gasto da eletricidade, também o gás é caro! Como podemos poupar no consumo de gás e assim pagar menos? 

Continuamos a ajudar-te a poupar gás em casa. Hoje queremos apresentar-te algumas pistas para gastar menos gás na casa de banho e aquecimento.

  1. Opta por tomar duche, sobretudo rápido. Esta é uma opção eficiente, mais ecológico e a sua carteira vai agradecer. Preparar banho de imersão só muito excecionalmente.
  2. Programa o esquentador ou a caldeira para uma temperatura da água mais baixa. A solução mais eficiente é esta e não ligar a água fria na torneira misturadora. Desta forma pouparás não só gás, mas também água.  
  3. Não te esqueças de fechar a torneira enquanto te ensaboas. Mais uma vez terás poupança dupla: gás e água. O teu orçamento e o planeta agradecem.
  4. Se para aquecer a casa utilizas gás é fundamental que assegures um bom isolamento térmico. Ou seja, consumirás menos gás se o calor não fugir pelas janelas e portas. Portanto, há que calafetar janelas e portas, e caso estejas a pensar restaurar a casa, opta por uma caixilharia eficiente e vidros duplos. Visita o nosso projeto HARP para recolher mais informação.
    Truques para reduzir o consumo e a conta do gás (parte 2)
    Foto de Karolina Grabowska en Pexels
  5. Aquece apenas as divisões ocupadas pela família. Se estiverem todos na sala comum, desliga o aquecimento dos quartos.
  6. Certifica-te de que os equipamentos “estão em forma”. Se os aparelhos a gás estão a gastar mais do que o previsto, deves chamar um técnico para fazer uma revisão geral.

A poupança de energia é uma preocupação e uma meta de todos nós. Vamos mudar comportamentos, melhorar o nosso futuro e diminuir despesas.

Informa-te connosco.

Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco: deco@deco.pt; 21 371 02 00. Visita o nosso site DECO.pt e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta