IMI familiar em Portugal

IMI familiar chega a mais agregados em 2022 - o que é e como funciona?

Há mais municípios a aderir ao IMI familiar em 2022. Dos 308 concelhos, 258 vão aplicar este desconto no imposto às famílias com filhos. Entre as adesões e desistências dos autarcas, o saldo foi positivo, já que representa um aumento de 2% face a 2021, ano em que aderiram à iniciativa 253 autarquias. Mas como funciona este apoio? E o que mudou de um ano para o outro? Explicamos tudo neste artigo.
Pagar dívidas às Finanças

Pagar dívidas ao Fisco: revisão de prestações só até 31 de janeiro

Quem está a pagar dívidas fiscais em prestações no âmbito de um processo de execução fiscal e se veja numa situação financeira difícil devido à pandemia, pode pedir um aumento do número de prestações de forma a pagar a dívida até um máximo de cinco anos. Para isso, os contribuintes devem entregar um requerimento junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) até ao dia 31 de janeiro de 2022.
Banif está a fechar balcões - fotografia do Público

Banif: guia para entenderes o que está em causa

O Governo e a administração do Banif estão a dar o tudo por tudo para conseguir, à pressa, uma solução que viabilize a instituição financeira. O objetivo é conseguir proteger os interesses dos depositantes e dos contribuintes ao mesmo tempo.
Impostos: guia para pagares em prestações as tuas dívidas ao Fisco

Impostos: guia para pagares em prestações as tuas dívidas ao Fisco

Tens dívidas de IRS ou IRC e não tens de momento todo o dinheiro suficiente para liquidar estes impostos junto das Finanças? Não te preocupes, porque agora podes pagar as tuas dívidas fiscais em prestações. Mas há regras e condições a respeitar para ter poderes usufruir deste benefício. Fica a saber quais.
Fatura da Sorte: primeiros Audi sorteados

Fatura da Sorte: primeiros Audi sorteados

Os primeiros vencedores do sorteio Fatura da Sorte serão conhecidos esta noite – concurso será transmitido pela RTP todas as quintas-feiras às 22 horas –, quando os 207 milhões de cupões correspondentes às faturas pedidas em janeiro “rodarem” pela primeira vez. Em causa está um concurso lançado pela Autoridade Tributária e Aduaneira que premeia quem pede fatura com número de contribuinte.
Faturas com número de contribuinte sobem 45% num ano

Faturas com número de contribuinte sobem 45% num ano

Há cada vez mais consumidores a pedir fatura com Número de Identificação Fiscal (NIF). Segundo dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o número de faturas emitidas aumentou 45% em janeiro face ao mesmo mês do ano passado, para os 46 milhões.

Aumento da idade de reforma junta hoje Governo e parceiros sociais

O Governo e os parceiros sociais discutem esta segunda-feira o anteprojeto do decreto-lei que altera o fator de sustentabilidade, com o objetivo de aumentar a idade da reforma para os 66 anos em 2014.De acordo com a proposta do executivo enviada na quarta-feira aos parceiros sociais, apenas os contr