
Preços das casas na UE vão descer em 2023, antevê Bruxelas
A poucos dias do Banco Central Europeu (BCE) decidir sobre a evolução da sua política monetária, Bruxelas publicou as suas previsões económicas de verão, que apontam para um abrandamento da inflação na Zona Euro, mas também para a perda de rendimentos, apesar de o emprego continuar “robusto”. E revelam ainda que o arrefecimento da procura de crédito habitação terá efeitos nos preços das casas na União Europeia (UE), antevendo uma “ligeira queda”. Apesar do atual contexto incerto, a economia europeia continuará a crescer (embora pouco).

PIB de Portugal cresce 2,5% em termos homólogos e 1,6% em cadeia
O Produto Interno Bruto (PIB) está a crescer em Portugal, tendo aumentado 2,5% no primeiro trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano passado e 1,6% em cadeia, ou seja, comparativamente com os últimos três meses do ano passado, segunda dados divulgados esta quarta-feira (31 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Poder de compra a subir – mas só há 5 países abaixo de Portugal na UE
Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita nacional, medido em função do poder de compra, passou a pesar 77% da média europeia, um aumento de três pontos percentuais face ao registado em 2021. Um valor que está, no entanto, ainda abaixo do registado no período pré-pandemia. Portugal foi, de resto, apanhado pela Roménia no ranking, tendo apenas cinco países na União Europeia (UE) atrás de si.

Banco de Portugal prevê inflação de 5,5% em 2023 e PIB a crescer 1,8%
O Banco de Portugal (BdP) reviu em baixa a taxa de inflação este ano para 5,5%, acima dos 4% previstos pelo Governo. Alertou, no entanto, para a aceleração do preço dos bens alimentares. Relativamente ao Produto Interno Bruto (PIB), o supervisor melhorou a previsão de crescimento para 1,8%, estando mais otimista que o Executivo.

Economia da Zona Euro cresce em 2022 (uma surpresa)
A economia da Zona do Euro cresceu no último trimestre de 2022, apesar das previsões dos economistas de desaceleração, alimentando as esperanças de que a região evitará uma recessão. Um clima mais favorável com ajudas públicas amorteceu o impacto da subida dos preços da energia, ajudando a economia a crescer 0,1% entre o terceiro e o quarto trimestres, segundo dados oficiais divulgados pelo Eurostat.

Economia mundial vai crescer ao ritmo “mais fraco” em 20 anos, diz FMI
As previsões das principais instituições internacionais para a evolução da economia em 2023 não são animadoras. Isto porque admitem que o crescimento da economia mundial irá abrandar no próximo ano, em particular na Zona Euro, onde algumas das principais economias podem registar uma recessão económica. Uma destas instituições é o Fundo Monetário Internacional (FMI) que diz que o crescimento económico global será de 2,7% em 2023, o “mais fraco” dos últimos 20 anos. Já a economia da Zona Euro deverá crescer ainda menos, 0,5%. Resta saber se Portugal irá esquivar-se ou não à recessão económica.

Inflação, PIB e défice: o que prevê a CE para o futuro de Portugal?
A Comissão Europeia já revelou as suas previsões macroeconómicas de outono. E não trouxe boas notícias para Portugal, já que reviu em alta a inflação para 8% em 2022. Ainda assim, o crescimento económico português para este ano foi revisto em alta para 6,6%. Já as previsões para o défice do PIB ficaram nos 1,9%. Para 2023, embora o executivo comunitário antecipe reduções na inflação e no défice, prevê que a economia portuguesa cresça apenas 0,7%. Este é um cenário projetado para toda a Europa, já que se prevê uma contração da economia europeia para 2023, colocando vários países em recessão.

Economia portuguesa acelera no terceiro trimestre – PIB cresce 0,4%
O Produto Interno Bruto (PIB) desacelerou o crescimento para 4,9% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e aumentou 0,4% em cadeia, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira (31 de outubro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). "O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,9% no terceiro trimestre de 2022 (7,4% no trimestre anterior)", avança o INE.

Agência chinesa antecipa “fim da crise económica” em Portugal
A Xinhua, agência noticiosa oficial chinesa, considera que as economias de Portugal e Espanha estão a recuperar da crise económica, dando “sinais de esperança” para 2014.